Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 15 de Novembro, 33ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 3,1-6.14-22

1 E escreve ao anjo da Igreja de Sardes: “Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: ‘Conheço as tuas obras: tens o nome de vivo, mas estás morto. 2 Acorda! e reanima o resto que está para morrer, pois não acho tuas obras perfeitas diante do meu Deus. 3 Lembra-te como recebeste e ouviste a palavra, apega-te a ela e arrepende-te. Se não vigiares, virei a ti como um ladrão e não saberás a que horas virei. 4 Mas tens em Sardes alguns nomes de pessoas que não contaminaram as suas roupas. Eles andarão comigo vestidos de branco, porque são dignos.

5 Deste modo, o vencedor será revestido de branco. Não apagarei o seu nome do livro da vida e vou dar testemunho dele diante do meu Pai e dos seus anjos’. 6 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”. 14 E escreve ao anjo da Igreja de Laodiceia: “Eis o que diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. 15 ‘Conheço tuas obras: tu não és nem frio nem quente. Quem dera que fosses frio ou quente! 16 Mas como és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar da minha boca. 17 Porque tu imaginas: ‘Sou rico, enriqueci-me e não preciso de nada’, e não sabes que és um infeliz, miserável, pobre, cego e nu. 18 Eu te aconselho a comprares de mim ouro provado no fogo, para ficares rico; roupas brancas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha da tua nudez; e um colírio para pingar nos olhos, de modo que possas enxergar. 19 Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima então o teu zelo, e converte-te. 20 Eis que estou em pé à tua porta e bato! Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. 21 Farei o vencedor sentar-se comigo no meu trono, assim como eu também venci e me sentei junto do meu Pai no seu trono’. 22 Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.

Salmo: Sl 14(15),2-5

R. Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono.

2 O que vive sem mancha e age direito, o que em seu coração traz a verdade.

3 O que não solta a língua na calúnia, o que não causa dano algum ao próximo e não cobre de insultos o vizinho.

4 Quem considera o ímpio desprezível, mas ao temente a Deus sabe estimar. Quem guarda com seu dano um juramento.

5 Não empresta dinheiro com usura, nem se deixa comprar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho: Lc 19,1-10

Jesus e Zaqueu. 1 Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Aconteceu que um homem chamado Zaqueu, 2 um dos chefes dos cobradores de impostos, e rico, 3 queria ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e porque ele era pequeno. 4 Então correu adiante e subiu sobre um sicômoro para ver Jesus, que devia passar por ali. 5 Quando chegou àquele lugar, Jesus olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa e o recebeu com alegria. 7 Vendo isto, todos murmuravam: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”. 8 Mas Zaqueu, de pé diante do Senhor, lhe disse: “Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres. E se extorqui alguma coisa de alguém, vou lhe restituir quatro vezes o seu preço”. 9 Jesus então disse: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.