FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 16 de Novembro, 33ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 4,1-11

O Cordeiro e os destinos do mundo. 1 Vi, depois disso, uma porta aberta no céu, e a primeira voz que tinha falado comigo como uma trombeta dizia: “Sobe aqui, e eu te mostrarei o que ainda está para acontecer”. 2 Imediatamente, fui levado em espírito: no céu havia um trono, e alguém estava sentado nesse trono. 3 E quem estava sentado tinha a aparência de uma pedra de jaspe ou de sardônio. E o arco-íris rodeava o trono, parecendo uma esmeralda. 4 Em volta do trono estavam vinte e quatro tronos e, sobre esses tronos, vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro nas cabeças.

5 Saíam do trono relâmpagos, ruídos e trovões. Diante do trono brilhavam sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.6 Diante do trono, ainda havia como que um mar de vidro que parecia cristal. E, no meio do trono, bem como em volta do trono, havia quatro seres vivos cheios de olhos na frente e atrás. 7 O primeiro ser vivo parecia um leão. O segundo ser vivo parecia um touro. O terceiro ser vivo tinha rosto como o de um homem. E o quarto ser vivo era semelhante a uma águia voando. 8 Os quatro seres vivos tinham seis asas cada um e eram cheios de olhos em volta e por dentro. E eles não param, dia e noite, de aclamar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus onipotente, o que é, o que era e o que vem”. 9 E cada vez que os seres vivos dão glória, honra e ações de graças àquele que está no trono, e vive pelos séculos dos séculos, 10 os vinte e quatro anciãos se prostram diante do que está no trono e adoram o que vive por todo o tempo e colocam suas coroas diante do trono, dizendo: 11 “Senhor, nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e a majestade, porque criaste todas as coisas: elas existem e foram criadas por tua vontade”.

Salmo: Sl 150,1-6

R. Santo, Santo, Santo Senhor Deus onipotente!

1 Louvai a Deus em seu templo, louvai-o em seu firmamento! 2 Louvai-o em seus altos feitos, louvai-o em sua grandeza!

3 Louvai-o ao som das trombetas, louvai-o com harpa e cítara! 4 Louvai-o com dança e tímpano, louvai-o com flauta e cordas.

5 Louvai-o, sonoros címbalos; címbalos fortes, louvai-o! 6 Tudo o que vive e respira cante o louvor do Senhor!

Evangelho: Lc 19,11-28

11 Como o povo ainda o escutasse, Jesus contou mais uma parábola. E isso porque ele estava perto de Jerusalém e o povo imaginava que o Reino de Deus ia se manifestar de um momento para outro. 12 Ei-la: “Um homem de família nobre partiu para um país distante para alcançar o título de rei e depois voltar. 13 Chamou dez servidores e lhes deu dez ricas moedas de ouro dizendo: ‘Negociai até minha volta’. 14 Mas os seus patrícios o odiavam e mandaram emissários atrás dele para dizer: ‘Não o queremos como rei’. 15 Logo que voltou, depois de obtido o título de rei, mandou chamar os servidores aos quais tinha dado o dinheiro, para saber quanto cada um tinha lucrado. 16 O primeiro se apresentou e disse: ‘Senhor, o que recebi rendeu dez vezes mais!’ 17 Ele respondeu: ‘Meus parabéns, bom servidor! Como te mostraste fiel em negócio tão pequeno, recebe o governo de dez cidades’. 18 Veio o segundo e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu outras cinco’. 19 E ele igualmente respondeu a este: ‘Então tu governarás cinco cidades’. 20 Veio ainda outro e disse: ‘Senhor, aqui está a tua moeda de ouro, guardei-a num lenço, 21 porque tinha medo de ti, que és homem duro, que tomas o que não depositas e ceifas o que não semeias’. 22 Ele respondeu: ‘Julgo-te pelas tuas próprias palavras, mau servidor! Sabias que sou homem rigoroso, que tomo o que não deposito e colho o que não semeio. 23 Sendo assim, por que não depositaste o meu dinheiro num banco? Na volta, eu o retiraria com juros’. 24 Disse então aos que se achavam presentes: ‘Tirai dele a moeda e dai-a ao que tem dez’. 25 E lhe disseram: ‘Mas, senhor, ele já tem dez!’. 26 ‘Eu vos declaro que, a todo homem que tem juros, será dado mais; aos que não têm juros, será tirado até o que recebeu. 27 Quanto aos meus inimigos que não me quiseram como rei, trazei-os aqui e matai-os na minha presença!’”.28 Depois de ter falado isso, Jesus prosseguiu viagem à frente dos outros, subindo para Jerusalém.