FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 17 de Novembro, 33ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 5,1-10

Eu, João, 1 vi também, na mão direita do que estava no trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 2 E vi um anjo poderoso que dizia em alta voz: “Quem é digno de abrir o livro e quebrar os seus selos?” 3 Mas ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro e muito menos olhá-lo. 4 Eu chorava muito, porque ninguém tinha sido achado digno de abrir o livro e muito menos olhá-lo.5 Então, um dos anciãos me falou: “Não chores! O Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos!”.

6 E eu vi no meio do trono, dos quatro seres vivos e dos anciãos, um Cordeiro imolado que se mantinha em pé. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. 7 E ele se aproximou, recebendo o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. 8 Quando recebeu o livro, os quatro seres vivos e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, cada um com uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 Eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste imolado e, pelo teu sangue, resgataste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. 10 E fizeste deles para nosso Deus um reino de sacerdotes que reinam sobre a terra”.

Salmo: Sl 149,1-6a-9b

R. Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, na assembleia dos santos seu louvor. 2 Por seu autor alegre-se Israel, os filhos de Sião pelo seu rei.

3 Louvem em suas danças o seu nome, toquem tímpano e harpa em seu louvor. 4 Na verdade o Senhor ama o seu povo, coroa com o triunfo os pequeninos.

5 Exultem os fiéis em sua glória, aclamem-no a caminho do seu templo.6a Tragam nos lábios hinos de louvor, 9b esta é a glória de todos os seus santos!

Evangelho: Lc 19,41-44

41 Chegando mais perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: 42 “Ah! Se pelo menos neste dia tu também compreendesses a mensagem da paz! Mas ai! Isto agora está oculto aos teus olhos. 43 Virão dias sobre ti, em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, investirão contra ti e te apertarão de todos os lados. 44 Vão te abater juntamente com os teus filhos que estiverem dentro das tuas muralhas, e não deixarão de ti pedra sobre pedra, porque não soubeste reconhecer o tempo em que foste visitada!”.