Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 20 de Novembro, 34ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Sm 5,1-3

Naqueles dias:1Todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebron dizendo-lhe: “Eis que nós somos teus ossos e tua carne. 2 Já antes, quando era Saul nosso rei, foste tu que conduziste e reconduziste os israelitas, e Javé te disse: ‘És tu que hás de apascentar o meu povo de Israel!’”. 3 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel ter com o rei em Hebron. Davi fez com eles uma aliança na presença de Javé, e ungiram Davi como rei de Israel.

Salmo: Sl 121(122),1-5

R.Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

1 Quanta alegria quando ouvi: “Nós vamos à Casa do Senhor!”. 2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas.

4 Em cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor. Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5 Lugar onde se encontram os tribunais e a casa de Davi!

Segunda Leitura: Cl 1,12-20

Irmãos: Com alegria 12 dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da maravilhosa sorte dos santos, na luz. 13 De fato, ele nos arrancou do poder das trevas, para nos transferir para o reino de seu Filho amado, 14 por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. Soberania de Cristo. 15 Ele é a imagem do Deus invisível, Primogênito com referência à criação inteira, 16 porque todas as coisas foram criadas nele, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos, soberanias, autoridades, poderes, tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele existia antes de tudo, e tudo tem subsistência nele. 18 E ele é também Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos, para que tenha o primeiro lugar em todas as coisas. 19 Porque foi do agrado de Deus que toda a plenitude habitasse nele, 20 e também, por meio de Cristo, reconciliar consigo tudo que há, tanto nos céus como na terra, fazendo a paz pelo sangue da sua cruz.

Evangelho: Lc 23,35-43

Naquele tempo 35 O povo ficava por ali, olhando. Mas os dirigentes zombavam de Jesus, dizendo: “Salvou aos outros; que salve a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Eleito!”. 36 Os soldados também o insultavam. Aproximaram- se, oferecendo-lhe vinagre, enquanto diziam: 37 “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”. 38 E, em cima da sua cabeça, havia um letreiro em grego, latim e hebraico: “Este é o rei dos judeus”. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava: “Não és tu o Cristo? Salva-te, então, a ti mesmo, e a nós também!”. 40 Mas o outro o repreendia: “Tu, que sofres a mesma pena, não temes a Deus? 41 Para nós, o castigo é justo: pagamos nossos crimes. Mas este não fez nenhum mal!”. 42 E continuou: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino!”. 43 Jesus lhe respondeu: “Eu te asseguro: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!”.