FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

3ª-feira, 22 de Novembro, 34ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 14,14-19

A vindima simbólica das nações. 14 E eu vi: eis que havia uma nuvem branca e, sentado na nuvem, alguém que se parecia com um Filho de homem. Tinha uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão. 15 Um outro anjo saiu do Templo, gritando para aquele que estava sentado na nuvem: “Atira a tua foice e corta, porque é chegada a hora de cortar, porque está madura a lavoura da terra”. 16 E o que estava sentado na nuvem atirou a foice à terra e a lavoura da terra foi cortada. 17 Um outro anjo saiu do Templo do céu. Também tinha uma foice afiada.

18 E um outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e gritou com voz forte para aquele que tinha a foice afiada: “Joga a foice afiada e corta os cachos da vinha da terra, porque suas uvas estão maduras!”. 19 O anjo atirou a sua foice à terra e cortou a vinha da terra e jogou os cachos no grande lagar da ira de Deus.

Salmo: Sl 95(96),10-13

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.

Evangelho: Lc 21,5-11

5 Como alguns lhe observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’. Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino. 11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu.