FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

DATA/HORA 28 de agosto às 19h30

6ª-feira, 25 de Novembro, 34ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 20,1-4.11–21,2

Eu, João, 1 vi um anjo descer do céu com a chave do abismo e uma pesada corrente na mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o acorrentou por mil anos. 3 E o jogou no abismo,que trancou à chave e lacrou para que não seduzisse mais as nações, até que se completassem os mil anos. Depois disso ele deve ser solto por algum tempo.

4 E eu vi também tronos, que foram ocupados por aqueles a quem foi entregue o julgamento e também as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e que não tinham adorado a besta ou sua imagem, nem recebido o seu sinal na testa ou nas mãos. E eles viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.11 Então, eu vi um grande trono branco e alguém que nele estava sentado. Os céus e a terra fugiram de sua face e não mais se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono. Foram abertos livros, e ainda um outro livro, que é o livro da vida. Os mortos foram julgados segundo o que estava escrito neste livro, conforme as suas obras. 13 O mar restituiu os mortos que nele estavam. A morte e o Mundo-dos-mortos restituíram os mortos que neles estavam. E cada um foi julgado conforme as suas obras. 14 A Morte e o Abismo foram atirados no lago de fogo. A segunda morte é esta: o lago de fogo. 15 E se alguém não foi encontrado inscrito no livro da vida, foi jogado no lago de fogo.21,1 Então, eu vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existe. 2 E vi a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, descer do céu, de junto de Deus, preparada como uma esposa enfeitada para o esposo.

Salmo: Sl 83(84),3-8

R. Eis a tenda de Deus, no meio do povo!

3 Ansiosa desejou a minha alma os átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam ao buscar o Deus vivo.

4 Até as andorinhas acham casa, um ninho para os filhos: teus altares, Senhor Deus do universo, ó meu Rei e meu Deus!

5 Felizes os que habitam tua casa, pois sem cessar te louvam! 6 Felizes os que acorrem, peregrinos, e em ti recobram forças! 8 De uma altura a outra eles caminham: verão Deus em Sião.

Evangelho: Lc 21,29-33

Naquele tempo Jesus 29 acrescentou, depois, uma comparação: “Vede a figueira e todas as árvores. 30 Quando começam a brotar, vós mesmos percebeis, olhando para elas, que o verão está perto. 31 Assim também, quando virdes acontecer isto, sabei que está perto o Reino de Deus. 32 Eu vos asseguro: esta geração não passará sem que tudo isso se cumpra. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.