Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 26 de Novembro, 34ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Ap 22,1-7

1 O anjo me mostrou um rio de águas vivas, brilhante como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da praça e às duas margens estava a árvore da vida que produz doze frutos, dando cada mês seu fruto, e servem as folhas da árvore para curar as nações. 3 Nela não haverá nada amaldiçoado, mas aí estará o trono de Deus e do Cordeiro que será adorado pelos seus servos, 4 que verão sua face, e o seu nome estará nas suas frontes.

5 Não haverá mais noite, nem se precisará de luz de lâmpada ou de sol, porque o Senhor Deus a iluminará e eles reinarão para sempre. 6 Ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou seu anjo para mostrar a seus servos o que deve acontecer em breve. 7 Eis que venho em breve! Bem-aventurados aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro”.

Salmo: Sl 94(95),1-7

R. Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

1 Vinde, e alegres cantemos ao Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva! 2 Corramos junto a ele, dando graças; com cânticos e hinos o aclamemos!

3 Na verdade o Senhor é um Deus imenso, um grande Rei, maior que os deuses todos: 4 tem na mão os abismos desta terra, os cimos das montanhas lhe pertencem. 5 Dele é o mar, foi ele quem o fez; plasmaram suas mãos os continentes.

6 Entremos e prostrados o adoremos;de joelhos ante o Deus que nos criou! 7 É ele o nosso Deus, nós o seu povo, rebanho que conduz com sua mão!

Evangelho: Lc 21,34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  34 Portanto, tomai cuidado convosco para que os vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos da mesa, da embriaguez e das preocupações desta vida, para que este dia não vos pegue de repente, 35 como uma armadilha; porque vai atingir a todos os habitantes da terra. 36 Vigiai, então, e rezai em todos os momentos, para serdes dignos de escapar de todas essas desgraças e de vos apresentardes com segurança diante do Filho do homem”.