FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 29 de Novembro, 1ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 11,1-10

Naqueles dias:1 Sairá um rebento do tronco de Jessé, um broto despontará de suas raízes: 2 sobre ele repousará o espírito de Javé, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e força, espírito de ciência e temor a Javé, e ele respirará o temor de Javé. 3 Não julga pelas aparências, e não decidirá por um simples boato, 4 mas julga os fracos com justiça, e dá sentença justa aos pobres do país. Sua palavra é bastão que fere o violento; o sopro de seus lábios faz morrer o ímpio 5 Justiça é o cinturão de seus rins, lealdade é a cinta de seus flancos.

6 O lobo mora com o cordeiro, a pantera dorme com o cabrito, novilho e leãozinho pastam juntos, sob a guarda de uma criancinha. 7 A vaca e a ursa têm amizade, seus filhotes repousam juntos. O leão come palha como o boi. 8 O lactente brinca na cova da serpente, na toca da cobra venenosa a criança põe a mão. 9 Já não há mal nem danos em toda minha Santa Montanha, pois o país está cheio do conhecimento de Javé como as águas enchem a bacia dos mares.10 Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como o sinal dos povos. Será procurada pelas nações, e sua habitação será gloriosa.

Salmo: Sl 71(72),2.7-8.12-13.17

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

2 Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!

7 Que a justiça floresça em seu reinado, e enquanto dure a lua, a plena paz! 8 Que ele reine em um mar até o outro, do rio Eufrates aos confins da terra!

12 Libertará o pobre que suplica, todo infeliz que não encontra auxílio. 13 Terá pena do fraco e do indigente, e salvará a vida dos humildes.

17 Seja o seu nome sempre abençoado, perdure como o sol sua memória! Nele seja bendito todo povo, proclamem as nações seu louvor!

Evangelho: Lc 10,21-24

Alegria de Jesus pela revelação do Pai aos simples. 21 Naquele momento, Jesus ficou imensamente alegre sob a ação do Espírito Santo e disse: “Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e eruditos e as revelaste aos pequeninos! Sim, Pai, porque isto foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai e ninguém sabe quem é o Filho a não ser o Pai. E ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23 E depois ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24 Eu vos declaro: muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não viram; ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!”.