Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 30 de Novembro, 1ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Rm 10,9-18

Irmãos:9 Porque se confessas, com tua boca, que Jesus é o Senhor, e crês, em teu coração, que Deus o ressuscitou dos mortos, tu serás salvo. 10 É crendo de coração que se alcança a justiça e é confessando com a boca que se consegue a salvação. 11 A Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12 Assim não há diferença entre judeu e pagão: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor será salvo. 14 Mas, como vão invocar sem antes crer nele? Como crer nele sem antes escutar? Como escutar sem pregador?

15 E como pregar sem ser enviado antes? Como diz a Escritura: Como são belos os passos dos que anunciam Boas-Novas! 16 Mas nem todos ouviram a Boa-Nova, pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou no anúncio que fizemos? 17 Portanto, a fé vem da audição e a audição vem da pregação, que é mandamento de Cristo. 18 Mas, pergunto: Por acaso eles não ouviram? Certamente que sim. A voz deles se espalhou por toda a terra e suas palavras até os confins do mundo.

Salmo: Sl 18(19),2-5

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo.

4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem! Deus pôs no mar a tenda para o sol.

Evangelho: Mt 4,18-22

Chamamento dos primeiros discípulos. 18 Caminhando ao longo do lago da Galileia, ele viu dois irmãos: Simão, a quem chamam de Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede às águas, pois eram pescadores. 19 Disse-lhes então: “Segui-me, e farei de vós pescadores de homens”. 20 E eles, largando as redes, o seguiram imediatamente. 21 Mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Estavam na barca com o pai Zebedeu e aprontavam as redes. Ele os chamou. 22 Abandonando a barca e o pai, o seguiram imediatamente.