Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 02 de Dezembro, 1ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 29,17-24

Assim fala o Senhor Deus:17 Não é verdade que daqui a breve tempo o Líbano será um vergel, e o vergel será uma floresta? 18 Pois bem, naquele dia, surdos entenderão as palavras do livro; e, libertos da sombra das trevas, os olhos dos cegos verão. 19 Os humildes se alegrarão em Javé, e os mais pobres exultarão no Santo de Israel 20 porque o tirano não existirá mais, o zombador desaparecerá e os malfeitores serão exterminados:

21 os que, pela palavra, acusam os outros; os que, à Porta, estendem uma rede ao juiz e fazem, sem razão, cessar a causa do justo. 22 Por isso assim fala Javé, Deus da Casa de Jacó, e que resgatou Abraão: “Doravante Jacó não se envergonhará, e seu rosto não empalidecerá, 23 porque verá minha ação entre eles e proclamará a santidade de meu Nome”. Proclamará a santidade do Santo de Jacó, temerá o Deus de Israel. 24 Os espíritos transviados conhecerão a sabedoria e os que murmuram aprenderão o saber.

Salmo: Sl 26(27),1.4.13-14

R. O Senhor é minha luz e salvação.

1 Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer?

4 Peço ao Senhor apenas uma coisa, uma só eu procuro: é habitar a casa do Senhor por toda a minha vida; gozar a suavidade do Senhor, contemplar o seu templo.

13 Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem! 14 Espera no Senhor! Força e coragem! Espera no Senhor!

Evangelho: Mt 9,27-31

27 Saindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, gritando: “Tem pena de nós, Filho de Davi!”. 28 Quando chegou à casa, aproximaram-se os cegos e Jesus lhes perguntou: “Credes que posso fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam eles. 29 Tocou-lhes, então, nos olhos, dizendo: “Que vos seja feito conforme a vossa fé!”. 30 E logo puderam enxergar. Mas Jesus lhes ordenou energicamente: “Tomai cuidado! Que ninguém saiba disso!”. 31 Eles, contudo, mal saíram, espalharam a sua fama em toda aquela região.