FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

Sábado, 03 de Dezembro, 1ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 30,19-21.23-26

Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19 Povo de Sião, que habitas Jerusalém, tu não mais chorarás. À voz de tua súplica, ele te fará misericórdia: assim que te ouvir, ele atenderá. 20 Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da amargura, aquele que te instruiu não se esconderá mais e teus olhos verão aquele que te instrui. 21 Teus ouvidos compreenderão as palavras que retumbam atrás de ti: “Este é o caminho. Segue-o!”, para que não venhas a te desviar seja para a direita seja para a esquerda. “Fora daqui!”. 23 Ele, então, te dará a chuva para tua semente que semeaste na terra; e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Teu rebanho pastará, nesse dia, em vastas pastagens.

24 Os bois e os jumentos que trabalham o solo comerão uma forragem salgada, joeirada com a pá e a peneira. 25 Sobre toda a alta montanha, e sobre toda colina elevada, haverá riachos e arroios de água, no dia da grande mortandade e quando desabarem as fortalezas. 26 Então, a luz da lua será como a luz solar, e a luz do sol se tornará sete vezes mais brilhante — como a luz de sete dias — no dia em que Javé curar a ferida de seu povo e sanar as contusões de seus golpes.

Salmo: Sl 146(147A),1-6

R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

1 Oh, louvai ao Senhor, é bom louvá-lo. cantai ao nosso Deus, porque é suave.2 Reergueu o Senhor Jerusalém, juntou os deportados de Israel.

3 Aos corações partidos ele cura, vai as suas feridas medicando. 4 Quantas são as estrelas que ele conta e chama cada uma por seu nome.

5 Onipotente e grande é o nosso Deus, sua sabedoria é ilimitada. 6 É o Senhor que sustenta os pequeninos, mas dobra até o chão os criminosos.

Evangelho: Mt 9,35–10,1.6-8

Naquele tempo: 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Vendo as multidões, ficava com muita pena, porque elas estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. 37 Disse então aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores. 38 Rogai, então, ao dono da lavoura para que mande trabalhadores para a colheita”. 10,1 Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça.