FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Domingo, 04 de Dezembro, 2º Domingo do Advento

Primeira Leitura: Is 11,1-10

Naqueles dias: 1 Sairá um rebento do tronco de Jessé, um broto despontará de suas raízes: 2 sobre ele repousará o espírito de Javé, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e força, espírito de ciência e temor a Javé, e ele respirará o temor de Javé. 3 Não julga pelas aparências, e não decidirá por um simples boato, 4 mas julga os fracos com justiça, e dá sentença justa aos pobres do país. Sua palavra é bastão que fere o violento; o sopro de seus lábios faz morrer o ímpio. 5 Justiça é o cinturão de seus rins, lealdade é a cinta de seus flancos. 6 O lobo mora com o cordeiro, a pantera dorme com o cabrito, novilho e leãozinho pastam juntos, sob a guarda de uma criancinha.

7 A vaca e a ursa têm amizade, seus filhotes repousam juntos. O leão come palha como o boi. 8 O lactente brinca na cova da serpente, na toca da cobra venenosa a criança põe a mão. 9 Já não há mal nem danos em toda minha Santa Montanha, pois o país está cheio do conhecimento de Javé como as águas enchem a bacia dos mares. 10 Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como o sinal dos povos. Será procurada pelas nações, e sua habitação será gloriosa.

Salmo: Sl 71(72),1-2.7-8.12-13.17

R. Nos seus dias a justiça florirá.

1 Ó Deus, concede ao rei o teu poder; ao que é filho de rei, teu julgamento. 2 Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!

7 Que a justiça floresça em seu reinado, e enquanto dure a lua, a plena paz! 8 Que ele reine em um mar até o outro, do rio Eufrates aos confins da terra!

12 Libertará o pobre que suplica, todo infeliz que não encontra auxílio. 13 Terá pena do fraco e do indigente, e salvará a vida dos humildes.

17 Seja o seu nome sempre abençoado, perdure como o sol sua memória! Nele seja bendito todo povo, proclamem as nações seu louvor!

Segunda Leitura: Rm 15,4-9

Irmãos: 4 Tudo o que foi escrito de antemão, foi para o nosso ensinamento, para que pela paciência e consolação que as Escrituras nos sugerem, nos confirmemos na esperança. 5 Que o Deus da paciência e da consolação vos inspire sentimentos de harmonia, uns com os outros, a exemplo de Cristo Jesus. 6 Para que, com um só coração e uma só boca, glorifiqueis a Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Por isso, acolhei-vos uns aos outros como Cristo vos acolheu para a glória de Deus. 8 Eu vos afirmo, pois, que Cristo se fez servo dos circuncidados como prova de que Deus é fiel em cumprir as promessas feitas aos antepassados. 9 E as nações pagãs glorificam a Deus por sua misericórdia como está escrito: Por isso te glorificarei entre as nações pagãs e cantarei louvores ao teu Nome.

Evangelho: Mt 3,1-12

1 Naqueles dias apresentou-se João Batista proclamando no deserto da Judeia: 2 “Convertei-vos, porque o reino dos céus já está perto”. 3 Dele é que tinha falado o profeta Isaías: Um mensageiro faz ressoar no deserto: Preparai o caminho do Senhor, retificai suas estradas. 4 O mesmo João trazia uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins. Seu alimento era constituído de gafanhotos e mel silvestre. 5 Acorriam então para ele os habitantes de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão. 6 E eram batizados por ele no rio Jordão, reconhecendo publicamente os seus pecados. 7 Vendo que muitos dos fariseus e saduceus procuravam ser batizados por ele, disse-lhes: “Raça de víboras, quem vos sugeriu escapardes da cólera que está chegando? 8 Portanto, produzi frutos que sejam o testemunho da vossa conversão, 9 sem presumirdes que vos basta dizer dentro de vós: ‘Temos por pai a Abraão’. Pois eu garanto que Deus pode fazer destas pedras surgirem filhos para Abraão. 10 O machado já está à raiz das árvores, e toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 11 É verdade que eu vos batizo somente com água em vista da conversão, mas aquele que há de vir depois de mim é mais poderoso do que eu, e eu não sou digno de lhe carregar as sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 12 Tem a mão na pá e limpará bem sua eira: recolherá o trigo no celeiro. A palha, porém, vai queimá-la no fogo inextinguível”.