Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 05 de Dezembro, 2ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 35,1-10

1 Exultem deserto e terra árida, alegre-se e floresça a estepe; como o lírio, 2 que ela floresça e floresça, rejubile-se e grite de alegria. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Ver-se-á a glória de Javé, o esplendor de nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos fatigadas, revigorai os joelhos vacilantes. 4 Dizei aos corações pusilânimes:Vede! É vosso Deus, a vingança que vem, a retribuição de Deus, ele é que vem vos salvar”.

5 Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, 6 o coxo saltará como um cervídeo, e a língua do mudo gritará de alegria, pois águas jorrarão no deserto, e torrentes na estepe; 7 a terra queimada se tornará um lago, o país da sede se mudará em fontes. Nos antros dos chacais crescerão caniços e papiros. 8 Haverá uma vereda pura que se chamará “Via sagrada”. Nenhum impuro andará nela, ela será para eles, quando se puserem a caminho; os insensatos aí não passarão. 9 Não haverá leão, nem fera para aí transitar, nela caminharão os resgatados, 10 por ela voltarão os libertos de Javé, chegarão a Sião, exultantes, com feliz e eterno brilho na face; com eles a alegria e o júbilo, dor e pranto já não haverá!

Salmo: Sl 84(85),9-14

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9 Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.

Evangelho: Lc 5,17-26

17 Um dia Jesus estava ensinando. E ali estavam sentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. E o poder do Senhor estava nele para fazer curas. 18 Alguns homens, carregando um paralítico num leito, procuravam introduzi-lo na casa e colocá-lo diante dele. 19 Mas como não podiam introduzi-lo por causa da multidão, subiram ao terraço e, por entre as telhas, o desceram no leito, diante de Jesus, no meio da sala. 20 Vendo a fé que os animava, Jesus disse: “Meu amigo, teus pecados te são perdoados”. 21 Então os escribas e fariseus se puseram a refletir, dizendo: “Quem é este homem que blasfema? Quem pode perdoar os pecados a não ser Deus somente?”. 22 Mas Jesus percebia os seus pensamentos e lhes perguntou: “Que estais pensando em vossos corações? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te são perdoados’ ou: ‘Levanta-te e anda?’. 24 Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar os pecados, eu te ordeno — disse ao paralítico — levanta-te, toma o teu leito e vai para casa!”. 25 E, no mesmo instante, ele se levantou diante diantede todos, tomou a sua padiola e foi para casa, glorificando a Deus. 26 Todos ficaram extasiados e glorificavam a Deus cheios de temor, diziam: “Hoje nós vimos coisas prodigiosas!”.