FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 06 de Dezembro, 2ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 40,1-11

1 “Consolai, consolai meu povo!”, diz vosso Deus. 2 “Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe: terminou vosso serviço! Foi expiado vosso pecado! Recebeste da mão de Javé dupla punição pelos vossos crimes!” 3 Grita uma voz: “Preparai no deserto um caminho para Javé. Endireitai na estepe uma estrada para nosso Deus. 4 Nivele-se todo vale, rebaixe-se toda montanha e colina; que os acidentes se tornem planícies, e as escarpas, planuras do vale, 5 e então, a glória de Javé se revelará e toda carne há de vê-la ao mesmo tempo, pois a boca de Javé falou”.

6 Uma voz ordena: “Clama!”. Respondo: “Que clamarei?”. “Toda carne é erva, e todo o seu esplendor é como a flor dos campos; 7 a erva seca, a flor murcha ao soprar Javé sobre elas. [Sim, o povo é erva.] 8 A erva seca, a flor murcha, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” 9 Sobe a uma alta montanha, alvissareira anunciadora de Sião! Eleva fortemente a tua voz, alvissareira anunciadora de Jerusalém! Eleva a voz sem temer, e dize às cidades de Judá: “Eis vosso Deus!”. 10 Eis o Senhor Javé que vem com poder e domina com sua potência, eis seu salário com ele, e diante dele sua retribuição. 11 Como um pastor ele apascenta seu rebanho, com seu braço ele o reúne; ele leva os cordeirinhos no colo e conduz as ovelhas-mães.

Salmo: Sl 95(96),1-3.10-13

R. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2 Celebrai o Senhor, louvai seu nome, proclamai cada dia: “Ele nos salva!”.

3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios. 10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.

Evangelho: Mt 18,12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma se perder, não achais que deixará as noventa e nove lá nos morros para ir procurar a que se havia perdido? 13 E, se chegar a encontrá-la, eu vos declaro esta verdade: a alegria será maior por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tinham perdido. 14 Assim, o vosso pai que está nos céus não quer que se perca um só destes pequeninos.