PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 08 de Dezembro, 2ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Gn 3,9-15.20

Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9 Chamou então Javé Deus pelo homem: “Onde estás?”. 10 Ao que este respondeu: “Ouvindo o rumor de teus passos no Jardim, tive medo, porque estava nu, e me escondi”. 11 De novo perguntou ele:“Quem te deu a conhecer que estavas nu? Comeste acaso da árvore da qual te ordenara que não comesses?”. 12 Respondeu o homem: “A mulher que me deste por companheira foi quem me deu da árvore, e eu comi”. 13 Disse Javé Deus à mulher: “Que fizeste?”. E a mulher respondeu: “A Serpente me enganou, e eu comi”.

14 Disse então Javé Deus à Serpente: “Porque fizeste tal coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos; e entre todos os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 O homem impôs à sua mulher o nome de “Eva”, porque ela se tornou a mãe de todos os viventes.

Salmo: Sl 97(98),1-4

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.

3 De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel. Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos.

4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

Segunda Leitura: Ef 1,3-6.11-12

3 Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do céu nos acumulou com toda espécie de bênçãos espirituais em Cristo. 4 Pois nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor. 5 Também nos predestinou, num ato de amor, para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. Este foi o plano deliberado de sua benevolência 6 para louvor da glória de sua graça. Por ela nos encheu de bênçãos no Bem-Amado.11 É nele que fomos feitos herdeiros, predestinados conforme o plano daquele que dispõe todas as coisas segundo a determinação da sua vontade, 12 para sermos, em louvor de sua glória, os que de antemão pusemos em Cristo a nossa esperança.

Evangelho: Lc 1,26-38

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.