Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 10 de Dezembro, 2ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Eclo 48,1-4.9-11

Naqueles dias:1 Surgiu então Elias, profeta semelhante ao fogo, cuja palavra ardia como um facho. 2 Fez sobre Israel vir a fome e, por seu zelo, os reduziu a pequeno número. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e fez por três vezes descer fogo. 4 Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem ousaria gabar-se de ser como tu? 9 Foste arrebatado em turbilhão de fogo, por um carro com cavalos de fogo;

10 foste designado nas ameaças futuras para apaziguar a Cólera antes que explodisse, para reconciliar, com os filhos, o coração dos pais, e restabelecer as tribos de Jacó.11 Felizes os que te virem e adormecerem no amor. Também nós possuiremos a vida!

Salmo: Sl 79(80),2-3.15-16-19

R. Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido, tu que levas José como um rebanho! 3 Tu, que te sentas sobre os Querubins, mostra o teu esplendor a Benjamim, e aos olhos de Efraim e Manassés; desperta o teu poder e vem salvar-nos!

15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira,16 tua mão a plantou, vem protegê-la!

18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste! 19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!

Evangelho: Mt 17,10-13

10 Os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas que Elias deve vir antes?”. 11 Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. 12 Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o Filho do homem está para sofrer da parte deles”. 13 Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista.