Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 11 de Dezembro, 3º Domingo do Advento

Primeira Leitura: Is 35,1-6.10

1 Exultem deserto e terra árida, alegre-se e floresça a estepe; como o lírio, 2 que ela floresça e floresça, rejubile-se e grite de alegria. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Ver-se-á a glória de Javé, o esplendor de nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos fatigadas, revigorai os joelhos vacilantes. 4 Dizei aos corações pusilânimes:“Coragem! Não temais! Vede! É vosso Deus, a vingança que vem, a retribuição de Deus, ele é que vem vos salvar”.

5 Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, 6 o coxo saltará como um cervídeo, e a língua do mudo gritará de alegria, pois águas jorrarão no deserto, e torrentes na estepe; 10 por ela voltarão os libertos de Javé, chegarão a Sião, exultantes, com feliz e eterno brilho na face; com eles a alegria e o júbilo, dor e pranto já não haverá!

Salmo: Sl 145(146),7-10

R. Vinde Senhor, para salvar o vosso povo!

7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros,

8 O Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9 É o Senhor que protege os estrangeiros.

9b Ele sustenta o órfão e a viúva, mas confunde dos ímpios o caminho. 10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.

Segunda Leitura: Tg 5,7-10

Irmãos: 7 Sede, pois, pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando com paciência até quando tiver recebido as primeiras e últimas chuvas. 8 Sede também vós pacientes, fortalecendo vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9 Não murmureis, irmãos, uns contra os outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está às portas! 10 Irmãos, tomai por modelo de resignação e coragem os profetas que falaram em nome do Senhor.

Evangelho: Mt 11,2-11

2 Ora, João Batista estando preso, ouviu falar das obras de Cristo. Mandou que seus discípulos fossem lhe perguntar: 3 “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar por outro?”. 4 Jesus lhes respondeu: “Ide relatar a João o que vedes e ouvis: 5 cegos recobram a vista e coxos andam; leprosos são curados e surdos ouvem; mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres; 6 e feliz aquele que não perder a fé por causa de mim!”. 7 Quando eles partiram, começou Jesus a falar às multidões a respeito de João: “Que fostes contemplar no deserto? Um arbusto agitado pelo vento? 8 Que fostes ver, então? Um homem com roupas finas? Vede: os que usam roupas finas moram nos palácios reais. 9 Mas, afinal, que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais que um profeta. 10 Este é aquele do qual está escrito: Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, a fim de preparar-te o caminho. 11 Eu vos declaro esta verdade: nunca surgiu entre os homens alguém maior do que João Batista. E, no entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.