Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-feira, 13 de Dezembro, 3ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Sf 3,1-2.9-13

Assim fala o Senhor: 1 Ai da rebelde e da suja, ai da Cidade opressora. 2 Não escutou o apelo nem aceitou a correção. Não confiou em Javé nem se aproximou de seu Deus. 9 Então, darei aos povos lábios puros para que invoquem o nome de Javé e o sirvam com o mesmo esforço. 10 Além dos rios da Etiópia, meus suplicantes e meus dispersos trar-me-ão uma oferenda. 11 Naquele dia, não mais te envergonharás das ações com as quais me traíste. Pois então afastarei de teu seio teus orgulhosos triunfadores.

E não mais te orgulharás sobre minha santa Montanha. 12 Em teu meio deixarei um povo pobre e humilde; que se abrigará no nome de Javé. 13 O resto de Israel não praticará mais a injustiça nem dirá mentiras; não haverá mais em sua boca uma língua enganadora. Eles pastarão e repousarão e ninguém os molestará.

Salmo: Sl 33(34),2-3.6-7.17-19.23

R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor!3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio. 18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta.

19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido. 23 Salva o Senhor a vida dos seus servos; quem nele espera não será punido.

Evangelho: Mt 21,28-32

Naquele tempo, 28 Jesus acrescentou: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi falar com o primeiro e disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje em minha vinha’. 29 E ele respondeu: ‘Não estou com vontade’, mas depois, arrependido, foi. 30 Depois, foi falar com o segundo e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Senhor!’, mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?”. Respondem-lhe: “O primeiro”. Jesus então lhes disse: “Eu vos declaro esta verdade: os tão desprezados cobradores de impostos e essas prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32 Com efeito, João veio até vós como exemplo e mestre da justiça, e não crestes nele. Entretanto, esses cobradores e essas prostitutas creram. Mas vós, nem mesmo diante de um tal exemplo, vos arrependestes crendo nele”.