FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 14 de Dezembro, 3ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 45,6-8.18.21-25

6b Sou Javé, sem outro igual. 7 Formei a luz, criei as trevas, dou felicidade, suscito a desventura”. Que Deus nos mande o seu Messias 8 Céus, rorejai de lá do alto a justiça. As nuvens façam-na chover! Abra-se a terra e brote a salvação! Que ela germine ao mesmo tempo a justiça. Eu, Javé, criei isto. 18 Pois assim fala Javé, criador dos céus, ele, que é Deus, plasmador e criador da terra, que a fixou, não a criando caótica, tornando-a habitável: “Eu sou Javé, outro não há!”.21b

“Quem anunciou isto outrora e o revelou há muito tempo? Não fui eu, Javé? Não há outro deus senão eu, Deus justo e salvador: não há nenhum deus fora de mim.22 Convertei-vos a mim para serdes salvos, todos os confins da terra, porque sou Deus, sem outro igual! 23 Juro por mim mesmo, da minha boca sai verdade, uma palavra irrevogável: diante de mim se dobrará todo joelho, por mim jurará toda língua, 24 dizendo: ‘Por Javé somente a vitória e a força!’”. A ele virão, cobertos de opróbrio, todos os que se inflamavam contra ele. 25 Por Javé será vitoriosa e gloriosa toda a estirpe de Israel.

Salmo: Sl 84(85),9-14

R. Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o Justo esperado!

9 Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.

Evangelho: Lc 7,19-23

Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos, e 19 mandou-os para perguntarem ao  Senhor: “Por acaso és tu o que há de vir, ou devemos esperar algum outro?”. 20 Quando chegaram junto dele, aqueles homens lhe disseram: “João Batista nos enviou para perguntar: ‘Por acaso és tu aquele que há de vir, ou devemos esperar algum outro?’.” 21 Naquela mesma ocasião, Jesus curou muitas pessoas que estavam com doenças, enfermidades e espíritos malignos e fez recuperar a vista a muitos cegos. 22 Depois, respondeu aos enviados:“Ide contar a João o que acabais de ver e de ouvir: os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos ficam sãos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa-Nova é anunciada aos pobres; 23 e bem-aventurado aquele para o qual eu não for ocasião de queda!”.