FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 15 de Dezembro, 3ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 54,1-10

1 Exulta, estéril, tu que não concebeste, brada alegre e jubilosa, tu que não tiveste dores do parto! Pois os filhos da solitária são mais numerosos que os filhos da esposa, diz Javé. 2 Alarga o espaço de tua tenda, estende tuas lonas sem temor, alonga tuas cordas, reforça as estacas! 3 Pois tu te estenderás à direita e à esquerda. Tua geração possuirá nações e povoará cidades devastadas. 4 Não temas: não serás confundida; não te envergonhes: não corarás mais.Esquecerás a vergonha da juventude, nem te lembrarás do opróbrio de tua viuvez. 5 Porque teu esposo é aquele que te fez, cujo Nome é Javé dos exércitos; teu Redentor será o Santo de Israel, que se chama o Deus de toda a terra.

6 Como mulher desolada e aflita, Javé te chama. “Repudiar-se-á a mulher de sua mocidade?”, diz Javé. 7 Abandonei-te por curto tempo, mas, cheio de compaixão, te recolherei. 8 Num ímpeto de ira, num instante, eu te escondi minha face. Mas em eterno amor apiedei-me de ti, diz Javé, teu Redentor. 9 Comigo sucede como no tempo de Noé; como jurei que as águas de Noé não submergiriam mais a terra, juro agora de não irritar-me contra ti nem de ameaçar-te. 10 Podem os montes mover-se e as colinas abalar-se; meu amor para contigo não se retirará, e minha aliança de paz não se abalará, diz Javé, compadecido de ti!

Salmo: Sl 29(30),2-6. 11-13

R. Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

2 Eu te exalto, Senhor, porque me ergueste e não deixaste rir meus inimigos. 4 Retiraste do abismo a minha alma reanimaste, Senhor, a minha vida, dos que descem à cova me tiraste.

5 Vós, fiéis do Senhor, salmodiai; ao seu nome, que é santo, rendei graças! 6 Dura um momento só a sua cólera, mas a sua bondade, a vida toda. Se o pranto vem à noite visitar-nos, ressurge de manhã nossa alegria.

11 Tem compaixão de mim, Senhor, escuta-me e sejas, ó meu Deus, o meu amparo! 12 Tu transformaste em festa as minhas lágrimas, em trajes de alegria os meus andrajos. 13 Por isso não me calo e te celebro: louvar-te-ei, Senhor, eternamente.

Evangelho: Lc 7,24-30

24 Quando partiram as pessoas que João tinha mandado, Jesus começou a falar à multidão a respeito dele: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25 Afinal que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que se vestem com luxo e vivem cercados de prazeres estão nos palácios reais. 26 Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo que sim, e mais que um profeta. 27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro à tua frente para preparar o caminho diante de ti. 28 Eu vos digo: dentre os homens do passado, não há ninguém maior que João. No entanto, o menor do Reino de Deus é maior do que ele”. 29 Todo o povo, escutando isto, e até os cobradores de impostos, reconheceram a justiça de Deus, deixando-se batizar com o batismo de João; 30 mas os fariseus e mestres da Lei, recusando ser batizados por ele, frustraram os planos de Deus a seu respeito.