FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Sábado, 17 de Dezembro, 3ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Gn 49,2.8-10

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2 Congregai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi a Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão, pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, os filhos de teu pai se prostrarão diante de ti. 9 Judá, filhote de leão, voltaste, meu filho, com a presa! Ele se estira, deitado como um leão, e como uma leoa: quem o despertará? 10 O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem; a Este obedecerão os povos!

Salmo: Sl 71(72),1-8.17

R. Nos seus dias a justiça florirá  e paz em abundância, para sempre.

1 Ó Deus, concede ao rei o teu poder; ao que é filho de rei, teu julgamento. 2 Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!

3 Virá paz, das montanhas, para o povo; descerá das colinas a justiça! 4 Que ele defenda a causa dos humildes, liberte o pobre, esmague o explorador!

7 Que a justiça floresça em seu reinado, e enquanto dure a lua, a plena paz! 8 Que ele reine em um mar até o outro, do rio Eufrates aos confins da terra!

17 Seja o seu nome sempre abençoado, perdure como o sol sua memória! Nele seja bendito todo povo, proclamem as nações seu louvor!

Evangelho: Mt 1,1-17

1 Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou a Isaac; Isaac gerou a Jacó; Jacó gerou a Judá e seus irmãos; 3 Judá gerou de Tamar, a Farés e Zara; Farás gerou a Esrom; Esrom gerou a Aram; 4 Aram gerou a Aminadab; Aminadab gerou a Naasson; Naasson gerou a Salmon; 5 Salmon gerou, de Raab, a Booz; Booz gerou, de Rute, a Jobed; Jobed gerou a Jessé; 6 Jessé gerou ao rei Davi; Davi gerou, da mulher de Urias, a Salomão; 7 Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asaf; 8 Asaf gerou a Josafá; Josafá gerou a Joram; Joram gerou a Osias; 9 Osias gerou a Joatam; Joatam gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias; 10 Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amós; Amós gerou a Josias; 11 Josias gerou a Jeconias e seus irmãos no tempo da deportação para Babilônia. 12 Após a deportação para Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel; 13 Zorobabel gerou a Abiud; Abiud gerou a Eliacim; Eliacim gerou a Azor; 14 Azor gerou a Sadoc; Sadoc gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliud; 15 Eliud gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matan; Matan gerou a Jacó; 16 Jacó gerou a José, o esposo de Maria, de quem nasceu Jesus, chamado o Cristo.17 Assim o total das gerações é este: de Abraão até Davi, catorze; de Davi até a deportação para Babilônia, outras catorze; e da deportação para Babilônia até Cristo, também outras catorze.