Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 18 de Dezembro, 4º Domingo do Advento

Primeira Leitura: Is 7,10-14

10 De novo Javé falou a Acás: 11 “Pede para ti a Javé, teu Deus, um sinal, quer na profundeza do Xeol, quer no alto do céu”. 12 Acás respondeu: “Não pedirei nem tentarei a Javé”. 13 Então, disse: “Ouvi, pois, Casa de Davi: não vos basta molestar os homens, senão que também ousais molestar a meu Deus? 14 Por isso o próprio Javé vos dará um sinal: Eis que a jovem mulher está grávida e dará à luz um filho, ao qual ela chamará de Emanuel.

Salmo: Sl 23(24),1-6

R. O rei da glória é o Senhor onipotente; abrí as portas para que ele possa entrar!

1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.

3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4 O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento, nem engana, jurando, os semelhantes.

5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o

procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!

Segunda Leitura: Rm 1,1-7

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, 2 que ele tinha prometido por seus profetas nas Santas Escrituras. 3 Este Evangelho se refere ao seu Filho, descendente de Davi quanto à carne, 4 Jesus Cristo nosso Senhor, que segundo o Espírito Santo foi constituído Filho de Deus, com pleno poder pela sua ressurreição dentre os mortos. 5 Por seu intermédio nós recebemos a graça e o encargo do apostolado, para submeter todos os povos pagãos à fé para glória de seu nome. 6 Entre eles estais também vós que fostes chamados por Jesus Cristo. 7 A todos vós que morais em Roma, bem-amados de Deus e santos pelo seu chamamento, que fostes chamados para pertencer a Jesus Cristo, a graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho: Mt 1,18-24

18 O nascimento de Jesus foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de levarem vida em comum, ela ficou grávida, por obra do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo, e não queria acusá-la, resolveu separar-se ocultamente dela. 20 Ele já havia tomado essa resolução, quando um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de tomar contigo Maria, tua esposa, porque o que foi gerado nela vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”.22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, ao qual será dado o nome de Emanuel, que quer dizer: “Deus conosco”. 24 Acordando do sono, José fez como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor: tomou consigo sua esposa.