FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

2ª-feira, 19 de Dezembro, 4ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Jz 13,2-7.24-25

Naqueles dias: 2 Havia então um homem de Saraá, do clã dos danitas, chamado Manoac. Sua mulher era estéril e não tinha filhos. 3 O Anjo de Javé apareceu a esta mulher e disse-lhe: “És estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. 4 Agora, porém, guarda-te de beber vinho ou bebida fermentada, e de comer alguma coisa impura, 5 porque conceberás e darás à luz um filho. A navalha não raspará sua cabeça, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o seio materno. É ele que começará a salvar Israel das mãos dos filisteus”.

6 A mulher foi contar a seu marido: “Veio a mim um homem de Deus. O seu aspecto era como o de um anjo de Deus, de tal modo era majestoso! Não lhe perguntei de onde vinha, e ele não me revelou seu nome. 7 Disse-me: ‘Eis que conceberás e darás à luz um filho. Agora não bebas mais vinho nem bebida fermentada, nem comas coisa alguma impura, porque o menino será nazireu de Deus desde o seio materno até o dia da sua morte’”.24 A mulher deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu, e Javé abençoou-o. 25 O espírito de Javé começou a impeli-lo para o Campo de Dan, entre Saraá e Estaol.

Salmo: Sl 70(71),3-6.16-17

R. Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

3 Sê para mim a rocha protetora, a forte cidadela que me abrigue, pois és o meu rochedo e fortaleza. 4 Liberta-me, meu Deus, das mãos do ímpio; das garras do impostor e do assassino.

5 Pois és, Senhor meu Deus, minha esperança, e desde a juventude espero em ti. 6 Desde o meu nascimento és meu amparo, desde o seio materno, meu refúgio, e sempre pus em ti minha esperança.

16 Cantarei os prodígios do Senhor; só lembrarei, Senhor, tua justiça. 17 Deus, desde a juventude me ensinaste; proclamei até hoje teus prodígios.

Evangelho: Lc 1,5-25

5 No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abia, casado com Isabel, descendente de Aarão. 6 Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todas as leis e preceitos do Senhor. 7 Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram bem idosos. 8 Num certo dia, estava Zacarias exercendo as funções diante de Deus, no turno da sua classe, 9 e foi sorteado, segundo o costume do serviço sacerdotal, para entrar no Santuário do Senhor e fazer a oferta do incenso. 10 Na hora do incenso toda a assembleia do povo estava em oração, do lado de fora. 11 Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, de pé, à direita do altar do incenso. 12 Quando Zacarias o viu, ficou perturbado e o medo se abateu sobre ele. 13 Mas o anjo lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque tua oração foi ouvida: tua esposa Isabel vai te dar um filho e lhe porás o nome de João. 14 Com isso terás uma grande satisfação e alegria, e muitos também se alegrarão com o seu nascimento, 15 porque ele será grande diante do Senhor. Não beberá vinho ou qualquer outra bebida embriagante. Estará cheio do Espírito Santo desde o seio de sua mãe, 16 e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 Ele o precederá com o espírito e o poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos, bem como os rebeldes aos sentimentos dos justos. Vai preparar assim, para o Senhor, um povo bem disposto”. 18 Mas Zacarias disse ao anjo: “Como terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher também é velha”. 19 O anjo lhe respondeu: “Eu sou Gabriel, o que permanece de pé na presença de Deus e fui mandado para falar contigo e anunciar esta boa-nova. 20 Pois bem! Ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas se realizarem, porque não acreditaste nas minhas palavras que vão se cumprir no seu devido tempo”. 21 Entretanto, o povo esperava Zacarias, estranhando sua demora no Santuário. 22 Quando afinal saiu e não podia falar, compreenderam que ele havia tido uma visão no Santuário. E ele, continuando mudo, se comunicava por meio de gestos. 23 Quando passaram os dias do seu ministério sagrado, voltou para casa. 24 Algum tempo depois, Isabel, sua esposa, concebeu e durante cinco meses ela não saiu de casa. 25 Dizia: “Deste modo o Senhor me tratou quando se dignou eliminar a causa da minha vergonha entre os homens”.