PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 22 de Dezembro, 4ª Semana do Advento

Primeira Leitura: 1Sm 1,24-28

Naqueles dias: 24 Logo que o desmamou, tomou-o consigo, com um novilho de três anos, um efá de farinha e um odre de vinho. Assim chegou ela à casa de Javé, em Silo. O menino era ainda muito criança. 25 Ofereceram o novilho e entregaram o menino a Eli. 26 Ela disse:“Com licença, meu senhor! Por tua própria vida, meu senhor! eu sou a mulher que se mantinha de pé perto de ti, aqui mesmo, suplicando a Javé. 27 Eis o menino que eu pedia; Javé escutou a minha súplica. 28 Entrego-o, portanto, a Javé, para toda a vida: seja consagrado a Javé!”. Em seguida, prostraram-se ali, diante de Javé.

Salmo: 1Sm 2,1-8

R. Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

1 E Ana pronunciou esta oração: “Exulta meu coração em Javé, e em meu Deus minha fronte se eleva. Minha boca se alarga contra meus inimigos, pois regozijo-me com teu auxílio.

4 É quebrado o arco dos valentes, mas os fracos são cingidos de força. 5 Os saciados vão labutar para ter pão, mas os famintos vão cessar de trabalhar. A estéril será mãe até sete vezes, mas a prolífica vai definhar.

6 É Javé quem faz morrer e quem faz viver, quem faz descer ao Xeol e de lá subir.7 É Javé quem faz empobrecer ou enriquecer, é ele quem humilha e quem exalta.

8 Da poeira ele ergue o pobre, da lama ele tira o infeliz: e é para colocá-los junto aos grandes dando-lhes um trono de glória; pois são de Javé os alicerces da terra, sobre eles edificou o universo.

Evangelho: Lc 1,46-56

Magnificat: O cântico de Maria. 46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome 50 e Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. 52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais para com Abraão e sua descendência, para sempre!”. 56 Maria ficou cerca de três meses com Isabel. Depois voltou para a sua casa.