FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 23 de Dezembro, 4ª Semana do Advento

Primeira Leitura: Ml 3,1-4.23-24

Assim fala o Senhor Deus: 1 Eis que envio o meu mensageiro! Ele aplainará o caminho diante de mim: e súbito chegará ao seu Templo o Senhor que vós procurais e o Mensageiro da Aliança que desejais, eis que ele vem, diz Javé dos exércitos. 2 E quem pode suportar o dia de sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Pois ele é como o fogo do fundidor, como a potassa dos lavandeiros. 3 Assentar-se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi e os afinará, como o ouro e como a prata, e eles serão para Javé os que apresentam a oblação segundo a justiça.

4 E será agradável a Javé a oblação de Judá e de Jerusalém como nos dias do passado, como nos dias de outrora. 23 Eis que vos envio o profeta Elias, antes que venha o Dia de Javé, o grande e o terrível Dia! 24 Ele reconduzirá o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não venha a ferir o país com o anátema!

Salmo: Sl 24(25),4-5. 8-10.14

R. Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!

4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação. Em ti, Senhor, espero o dia todo.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

10 É só verdade e amor para com todos que guardam seus preceitos e aliança. 14 É o Senhor amigo dos que o temem; dá-lhes a conhecer sua aliança.

Evangelho: Lc 1,57-66

57 Chegou o dia de Isabel dar à luz e ela teve um menino. 58 Seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha mostrado grande misericórdia e se alegravam com ela. 59 No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: “Não! Ele vai se chamar João!”. 61 Disseram-lhe: “Mas não há nenhum dos teus parentes com esse nome!”. 62 E perguntaram ao pai, com acenos, como queria que o chamassem. 63 Este pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram surpreendidos. 64 Naquele mesmo instante sua boca se abriu, sua língua se soltou e falava novamente, bendizendo a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram amedrontados, e por toda a montanha da Judeia se contavam estes acontecimentos. 66 Os que ouviam isso o retinham no seu coração e diziam: “Quem será este menino?”. De fato, a mão do Senhor estava com ele.