FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

Sábado, 24 de Dezembro, 4ª Semana do Advento

Primeira Leitura: 2Sm 7,1-16

A profecia de Natan. 1 O rei já habitava em seu palácio, e Javé já o desembaraçara de todos os inimigos das redondezas. 2 Então o rei disse ao profeta Natan: “Vê: eu moro num palácio de cedro, ao passo que a Arca de Deus se acha debaixo de uma tenda!”. 3 Natan respondeu ao rei:“Tudo o que estiver em teu pensamento vai e faz, porque Javé está contigo”. 4 Mas, nesta mesma noite, a palavra de Javé foi dirigida a Natan nestes termos: 5 “Vai dizer a meu servo Davi: ‘Assim diz Javé: será que és tu que me edificarás uma casa para morar? 6 Não habitei casa alguma, desde o dia em que eu fiz subir do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, mas andei perambulando sob tenda e tabernáculo!’.

7 E em todo esse tempo em que acompanhei todos os filhos de Israel, terei porventura dito a um só dos juízes de Israel aos quais mandei que guiassem o meu povo de Israel: ‘Por que não me constróis um palácio de cedro?’. 8 E agora é assim que tu falarás a meu servo, a Davi: assim diz Javé dos Exércitos: eu te tirei das pastagens, de detrás dos rebanhos de ovelhas para seres chefe de meu povo de Israel. 9 Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei todos os teus inimigos diante de ti. Eu te darei um grande nome, como o nome dos maiores da terra. 10 Eu atribuirei um lugar para o meu povo de Israel. Eu aí o plantarei, e ele permanecerá onde estiver, não mais será sacudido de um lugar para outro, e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão como antes, 11 desde o tempo em que eu instituí juízes sobre o meu povo de Israel. Eu te dei sossego da parte de todos os teus inimigos, e Javé te anuncia que é ele que te fará uma casa. 12 Quando os teus dias forem completos e repousares com teus pais, eu manterei depois de ti um descendente teu, saído de tuas entranhas, e eu firmarei a sua realeza. 13 É ele que edificará uma casa para o meu Nome, e eu firmarei o seu trono real para sempre. 14 Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho: se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com uma férula de homem e com fustigações de gabarito humano, 15 mas meu favor não lhe será retirado, como eu o retirei de Saul, que eu afastei de diante de ti. 16 A tua casa e a tua realeza durarão para sempre diante de mim, o teu trono será inabalável para sempre”.

Salmo: Sl 88(89),2-5.27.29

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2 Senhor, cantarei sempre a tua graça, direi às gerações quanto és fiel; 3 A tua graça é firme como a terra; tua fidelidade, como o céu.

4 Firmei com o meu eleito uma aliança, e jurei a Davi, meu servidor: 5 ‘Eterna hei de fazer tua linhagem, Firme o teu trono pelas gerações!’.

27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’. 29 Dar-lhe-ei para sempre a minha graça, com ele manterei minha aliança.

Evangelho: Lc 1,67-79

Naquele tempo, 67 Zacarias, pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar: 68 “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou seu povo, 69 e fez surgir para nós um Salvador poderoso na casa de Davi, seu servidor, 70 conforme tinha anunciado pela boca dos seus santos profetas de outrora, 71 para nos salvar dos nossos inimigos e da mão dos que nos odeiam. 72 Assim é que mostrou misericórdia para com nossos pais,e se lembrou da sua santa. Aliança, 73 do juramento feito a Abraão, nosso pai, 74 de nos conceder que, sem temor, libertados da mão dos nossos inimigos, 75 nós o sirvamos em santidade e justiça sob seu olhar, todos os nossos dias. 76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor,preparando os seus caminhos, 77 para dar a seu povo o conhecimento da salvação através da remissão dos pecados; 78 obra da eterna misericórdia do nosso Deus, que nos trará do alto a visita do Astro nascente, 79 para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte, e para dirigir nossos passos no caminho da paz”.