PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

5ª-feira, 29 de Dezembro, Oitava de Natal

Primeira Leitura: 1Jo 2,3-11

Caríssimos: 3 Por este sinal sabemos que já o conhecemos: se cumprirmos seus mandamentos. 4 Quem diz que o conhece e não cumpre seus mandamentos está mentindo e não há verdade nele. 5 Mas quem cumpre a sua palavra, nele realmente o amor de Deus chega à perfeição. Nisso sabemos que vivemos em união com ele. 6 Quem afirma que permanece nele deve comportar- se como ele se comportou. 7 Caríssimos, não estou escrevendo um mandamento novo para vós, mas um mandamento antigo que já recebestes desde o princípio.

O mandamento antigo é esse mesmo que agora acabastes de ouvir. 8 Mas eu vos escrevo esta nova advertência, que é verdadeira nele e em vós, porque as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9 Quem diz estar na luz e odeia seu irmão está ainda nas trevas. 10 Quem ama seu irmão está na luz e nele não há nada que induza a pecar. 11 Mas o que odeia seu irmão está nas trevas: caminha nas trevas, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

Salmo: Sl 95(96),1-6

R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2 Celebrai o Senhor, louvai seu nome.

2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

5 Pois nada são os deuses das nações, mas o Senhor, quem fez o céu foi ele! 6 Diante dele Esplendor e Majestade, o Poder e a Beleza no seu Templo.

Evangelho: Lc 2,22-35

Apresentação de Jesus no Templo. 22 E quando chegou o dia em que, segundo a Lei de Moisés, deviam ser purificados, levaram-no a Jerusalém, para a apresentação ao Senhor 23 conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Deviam também oferecer um par de rolas ou dois pombinhos em sacrifício, conforme está escrito na Lei do Senhor. O velho Simeão. 25 Ora, em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E o próprio Espírito lhe tinha revelado que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, dirigiu-se para o Templo; e quando os pais levaram o Menino Jesus ao Templo para cumprirem as disposições da lei, 28 Simeão o tomou nos braços e, agradecido, louvou a Deus com estas palavras: 29 “Agora, Senhor Soberano, tu podes, segundo a tua palavra, deixar partir em paz este teu servo, 30 Forque os meus olhos contemplaram a tua salvação, 31 que preparastes em favor de todos os povos: 32 uma luz para iluminar as nações e uma glória para o teu povo Israel”. 33 Seu pai e sua mãe estavam admirados com tudo o que foi dito a respeito do menino. 34 Simeão, os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos em Israel. Ele deve ser um alvo de contradição. 35 E quanto a ti mesma, para ser uma espada que transpassará a tua alma. Assim é que aparecerão em plena luz os pensamentos ocultos no coração de muitos”.