FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 30 de Dezembro, Oitava de Natal

Primeira Leitura: Eclo 3,3-7.14-17

3 Quem honra seu pai expia seus pecados, 4 quem exalta sua mãe é como quem acumula um tesouro. 5 Quem honra seu pai se alegrará em seus filhos e quando rezar será atendido. 6 Quem glorifica seu pai terá longa vida, quem obedece ao Senhor alegra sua mãe. 7 Quem teme o Senhor honra seu pai e serve a seus pais como ao Senhor.14 Uma caridade feita ao pai não será esquecida: e para teus pecados te valerá reparação.

15 No dia da tua aflição o Senhor se lembrará de ti; teus pecados se desfarão como o gelo ao sol. 16 Igual ao blasfemador é quem abandona o seu pai; maldito do Senhor quem irrita sua mãe. 17 Meu filho, realiza teus trabalhos com modéstia, serás amado pelo homem agradável a Deus.

Salmo: Sl 127(128),1-5

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho!2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz.

3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa.

4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor! 5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz; vê-la feliz ao longo dos teus dias.

Segunda Leitura: Cl 3,12-21

Irmãos:12 Por isso, revesti-vos de toda ternura, bondade, humildade, delicadeza e paciência, como escolhidos de Deus, seus santos e muito amados. 13 Suportai-vos uns aos outros. Perdoai-vos mutuamente, sempre que alguém der a outro motivo de queixa. Como o Senhor vos perdoou, assim também vós. 14 Mas, sobretudo, distingui-vos pela caridade que é o laço da união perfeita. 15 E a paz de Cristo reine em vossos corações, pois a ela fostes chamados para formar um só corpo. Enfim, vivei sempre agradecidos! 16 Que a Palavra de Cristo habite copiosamente em vós. Ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Agradecidos do fundo dos vossos corações, cantai louvores a Deus, com salmos, hinos e cânticos inspirados. 17 E tudo que disserdes ou fizerdes, seja sempre em nome de Jesus, o Senhor, dando por ele graças a Deus Pai! Santidade do lar. 18 As mulheres sejam submissas aos seus maridos, como é conveniente, segundo o Senhor. 19 Os maridos, por sua vez, amem suas mulheres e não as tratem com dureza. 20 Os filhos obedeçam em tudo aos seus pais, pois isso é do agrado do Senhor. 21 Os pais não irritem seus filhos, para que não venham a desanimar.

Evangelho: Mt 2,13-15.19-23

13 Depois que os magos partiram, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, dizendo:“Levanta, toma contigo o menino e sua mãe e foge para o Egito. Permanece lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. 14 José se levantou, tomou consigo o menino e sua mãe, de noite, e retirou-se em direção ao Egito. 15 Lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Do Egito chamei o meu filho.19 Depois da morte de Herodes, eis que o anjo do Senhor aparece em sonho a José, no Egito. 20 E lhe diz: “Levanta, toma contigo o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, porque morreram os que haviam tramado contra a vida do menino”. 21 Ele se levantou, tomou consigo o menino e sua mãe, e retornou à terra de Israel. 22 Mas ouviu falar que Arquelau reinava na Judeia, tendo sucedido a seu pai Herodes, e ficou com medo de ir para lá. Avisado por Deus em sonho, retirou-se para a região da Galileia. 23 Foi morar na cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse deste modo o que tinha sido dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.