Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 31 de Dezembro, Oitava do Natal

Primeira Leitura: 1Jo 2,18-21

18 Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes falar que o anticristo deve vir, e muitos anticristos já agora estão aparecendo. Por isso sabemos que esta é a última hora. 19 Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas assim ficou claro que nem todos eram dos nossos. 20 Vós tendes, pelo contrário, a unção que vem do Santo e todos vós bem o sabeis.

21 Eu vos escrevo, não porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis e sabeis que nenhuma mentira pode proceder da verdade.

Salmo: Sl 95(96),1-2.11-13

R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2 Celebrai o Senhor, louvai seu nome, proclamai cada dia: “Ele nos salva!”

11 Rejubilem-se os céus, exulte a terra; aplauda o mar com tudo que contém! 12 Os campos com seus frutos rejubilem, as árvores exultem nas florestas.

13 Em face do Senhor exultem todos, porque ele vem para reger a terra. Governará o mundo com justiça, aos povos regerá com lealdade.

Evangelho: Jo 1,1-18

1 No princípio existia o Verbo, o Verbo estava voltado para Deus, e o Verbo era Deus. 2 O Verbo estava, pois, voltado para Deus no começo. 3 Tudo foi feito por ele, e sem ele nada se fez de tudo o que foi criado. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 A luz brilha na escuridão e a escuridão não a pôde extinguir. 6 Surgiu um homem enviado por Deus. Seu nome era João. 7 Ele veio como testemunha, para falar a respeito da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas a testemunha da luz. 9 O Verbo era a luz, a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. 10 Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Ele veio até a sua própria terra e a sua gente não o acolheu. 12 Mas a quantos o acolheram, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus: os que creem em seu Nome 13 o qual não foi gerado do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos sua glória, glória que recebe de seu Pai como Filho Único, cheio de graça e verdade. 15 João lhe dá testemunho, proclamando: “Eis aquele de quem eu disse: vem depois de mim um homem que me precedeu, porque existia antes de mim”. 16 Todos recebemos de sua plenitude graça após graça. 17 Porque a Lei nos foi dada por meio de Moisés; mas a graça e a verdade nos vieram por meio de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Filho Único, Deus, que está voltado para o seio do Pai, o revelou.