Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 09 de Janeiro, Batismo do Senhor

Primeira Leitura: Is 42,1-4.6-7

Assim fala o Senhor:1 Eis meu Servo que sustenho, meu eleito, preferido de minha alma. Pus sobre ele meu espírito. Ele levará o direito às nações. 2 Ele não gritará nem elevará o tom, nem fará ouvir sua voz nas ruas. 3 Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a chama vacilante. Ele proclamará com firmeza o direito, 4 sem cansar-se nem desfalecer, até implantar a justiça na terra, pois as ilhas esperam o seu ensino.

6 “Eu, Javé, chamei-te na justiça, tomei-te pela mão, formei-te e te destinei a ser a aliança do povo e a luz das nações, 7 para abrir os olhos dos cegos, para fazer sair os cativos da prisão, e da masmorra os que habitam nas trevas.

Salmo: Sl 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R: 11b)

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1Tributai ao Senhor, filhos de Deus, 2 Dai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o Senhor em vestes sacras!

3a Escuta a voz de Deus por sobre as águas: 3c está o Senhor por sobre as grandes águas. 4 Escuta: o Senhor vem com seu poder; escuta: o Senhor vem com seu fulgor.

3b Eis que troveja o Deus de majestade, 9b e no seu templo todos dizem: “Glória!”. 10 Eis que o Senhor sentou-se sobre as águas, sentou-se para sempre, como rei.

Evangelho: Mt 3,13-17

Batismo de Jesus.13 Aparece então Jesus, vindo da Galileia ao rio Jordão, ao encontro de João para ser batizado por ele. 14 João, no entanto, queria fazer com que mudasse de ideia: “Eu é que devo ser batizado por ti”, dizia ele. “E tu vens ao meu encontro?” 15 Respondeu-lhe Jesus: “Deixa estar por enquanto, porque assim é que convém cumprirmos toda a justiça”. Diante disto João consentiu. 16 Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. Eis que os céus se abriram para ele. Viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele. 17 E eis que uma voz, vinda do céu, dizia: “Este é o meu filho predileto, no qual encontro toda a minha satisfação”.