PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

3ª-feira, 10 de Janeiro, 1ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Primeira Leitura: Hb 2,5-12

5 Na verdade, Deus não sujeitou aos anjos o mundo vindouro, do qual estamos falando. 6 Pelo contrário, alguém já declarou, em certa passagem: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o mortal para que o tomes em consideração? 7 Tu o tornaste, por um pouco de tempo inferior aos anjos, E o coroaste de honra e glória. 8 Tu lhe deste o poder sobre todas as coisas. Já que está dito que Deus deu ao homem o poder sobre todas as coisas, ele nada deixou fora de seu domínio. Atualmente, é verdade, ainda não vemos que tudo lhe esteja sujeito.

9 Mas verificamos isto: Jesus se tornou por um pouco de tempo inferior aos anjos, em razão da morte que suportou; vemo-lo coroado de glória e de honra, por causa de sua paixão e morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte em favor de todos. 10 Convinha, efetivamente, que Deus, a quem e por quem tudo foi criado, tornasse perfeito, mediante os sofrimentos, o chefe que devia guiá-los para a salvação. 11 Porque Jesus, o santificador, e os homens santificados têm todos a mesma origem divina. Eis por que ele não sente vergonha de dar-lhes o nome de irmãos, 12 quando diz: Anunciarei o teu nome a meus irmãos. No meio da assembleia te louvarei.

Salmo: Sl 8,2a.5.6-7.8-9 (R: cf. 7)

R. Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

2 Ó Senhor nosso Deus, 5 que somos nós? E do homem tu te lembras e com o filho do homem te preocupas…

6 Pouco menor que os anjos o fizeste, de glória e de esplendor o coroaste, das tuas obras deste-lhe o governo. 7 Tu puseste a seus pés todas as coisas:

8 as ovelhas, os bois, todo animal, 9 e pássaros do céu, peixes do mar, os que fazem das águas seu caminho.

Evangelho: Mc 1,21b-28

21 Chegaram a Cafarnaum e, no dia de sábado, Jesus entrando na sinagoga ensinava. 22 Os ouvintes se admiravam muito com o seu modo de ensinar, porque ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.23 E estava ali, naquela sinagoga, um homem possesso de um espírito impuro, que começou a gritar: 24 “Que é que tens conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nossa perdição? Eu te conheço: tu és o Santo de Deus!”. 25 Mas Jesus o repreendeu energicamente: “Cala-te e sai deste homem!”. 26 O espírito impuro, sacudindo o homem com violência, deu um forte grito e saiu dele. 27 Todos ficaram tão espantados que perguntavam entre si: “Mas o que é isto? Aí está um ensinamento novo, dado com autoridade! Ele manda até nos espíritos impuros e eles lhe obedecem!”. 28 Sua fama se espalhou por toda parte, em toda a região vizinha à Galileia.