Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 11 de Janeiro, 1ª Semana do Tempo Comum - Ano A

Primeira Leitura: Hb 2,14-18

14 Logo, visto como os filhos têm em comum o sangue e a carne, o próprio Jesus também participou desta condição, para destruir por sua morte aquele que detém o poder da morte, isto é, o diabo, 15 e para libertar todos os que, durante a vida inteira, estavam debaixo da escravidão por medo da morte. 16 Pois não é, decerto, aos anjos que ele veio ajudar, mas aos descendentes de Abraão.

17 Portanto, devia ser solidário em tudo com seus irmãos, para tornar-se um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18 Na verdade, justamente por ter sofrido provações é que pode também vir em ajuda dos que passam por elas.

Salmo: Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9 (R: 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos! 2 Cantai a Deus, tocai em sua honra; dizei de novo as suas maravilhas.

3 Pelo seu santo nome gloriai-vos, exulte o coração que busca a Deus! 4 Procurai o Senhor e sua força, buscai constantemente a sua face.

6 Ó raça de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó; seu predileto, 7 eis que o próprio Senhor é o nosso Deus, vigoram suas leis por toda a terra,

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão, o juramento que jurou a Isaac.

Evangelho: Mc 1,29-39

29 Em seguida, saindo da sinagoga, ele foi com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo lhe falaram dela. 31 Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez se levantar. A febre passou e ela começou a servi-los. 32 Caindo a tarde, já depois do pôr do sol, trouxeram para junto dele todos os doentes e possessos: 33 toda a população estava reunida na entrada da cidade. 34 Ele curou muitos doentes, atacados de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios. Mas não permitia que os demônios falassem, porque sabiam quem era ele. 35 De madrugada, ele se levantou muito antes de raiar o dia, e saindo para um lugar deserto, ali ficou rezando. 36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo. 37 Quando o acharam, disseram-lhe: “Todos estão à sua procura”. 38 Ele lhes respondeu: “Vamos por aí afora, aos povoados vizinhos, para que eu pregue também por lá, porque foi para isso que eu saí”. 39 E saiu pregando pelas sinagogas, em toda a Galileia, e expulsava os demônios.