FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 13 de Janeiro, 1ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 4,1-5.11

Irmãos: 1 Devemos, pois, temer que, enquanto estiver em vigor a promessa de entrar no repouso com ele, alguém dentre vós julgue chegar tarde demais. 2 Porque também a nós, assim como a eles, foi anunciada uma Boa-Nova: mas infelizmente para eles de nada valeu a palavra escutada, porque não ficaram unidos pela fé aos que a escutaram. 3 Pois nós, que temos fé, podemos entrar naquele repouso, conforme o que ele disse: Jurei, encolerizado: Não entrarão no lugar do repouso comigo. Disse isso, embora as suas obras tivessem sido acabadas desde o momento da criação do mundo.

4 Em verdade, está dito em certa passagem sobre o sétimo dia: E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras. 5 E de novo nesta passagem: Não entrarão no lugar de repouso comigo. 11 Esforcemo-nos, pois, para entrarmos nesse repouso, de tal sorte que ninguém caia no mesmo tipo de desobediência.

Salmo: Sl 77(78),3.4bc.6c-7.8 (R: cf. 7c)

R. Não vos esqueçais das obras do Senhor!

3 Tudo aquilo que ouvimos e sabemos por nossos próprios pais nos foi contado. 4b vamos narrá-lo à nova geração. 4c Dos feitos do Senhor e seu poder.

6c Ergam-se, pois, e aos filhos aconselhem 7 que ponham no Senhor sua esperança, que os feitos do Senhor jamais esqueçam, que guardem fielmente os seus preceitos.

8 Que não venham a ser, como seus pais, geração de insolência e de revolta, que não soube forjar seu coração, nem foi fiel a Deus em seu espírito.

Evangelho: Mc 2,1-12

1 Dias depois, voltando Jesus a Cafarnaum, espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. 2 Juntaram-se tantos ali que já não havia mais lugar, nem mesmo diante da porta. E ele lhes pregava a Palavra. 3 Chegaram então algumas pessoas trazendo um paralítico, que vinha carregado por quatro homens. 4 Como não podiam levá-lo até ele, por causa da multidão, abriram o terraço em cima do lugar onde Jesus estava, e, alargando a abertura, desceram o leito em que estava o paralítico. 5 Jesus, vendo a fé que os animava, disse ao paralítico: “Meu filho, os teus pecados estão perdoados”. 6 Alguns mestres da lei que estavam sentados ali pensavam consigo mesmos: 7 “Como é que ele pode falar assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar os pecados, a não ser Deus?”. 8 Jesus logo percebeu em seu espírito que eles pensavam deste modo, e lhes disse: “Por que pensais assim? 9 Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados?’, ou ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda?’ 10 Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico —: 11 Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa!”. 12 Ele se levantou e logo tomou o seu leito, e saiu à vista de todos, que estavam fora de si de assombro e glorificavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim!”.