PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Sábado, 14 de Janeiro, 1ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 4,12-16

Irmãos:12 Na verdade, a palavra de Deus é viva e eficaz. Ela é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra até o ponto de separação entre a alma e o espírito, entre as juntas e as medulas. E ela pode julgar os sentimentos e os pensamentos do coração. 13 Não existe criatura alguma que fique invisível diante dela; mas tudo se apresenta nu e patente aos olhos de Deus, a quem devemos todos prestar contas. 14 Tendo, pois, um grande sumo sacerdote, que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firmemente a profissão de fé que proclamamos.

15 Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer de nossas fraquezas. Pelo contrário, ele foi tentado em tudo como nós o somos, mas não cometeu pecado. 16 Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono de Deus, onde está a graça, para alcançar a misericórdia e encontrar a graça para a ajuda no momento oportuno.

Salmo: Sl 18(19),8.9.10.15 (R: cf. Jo 6,63c)

R. Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

15 Agradem-te as palavras dos meus lábios, voz do meu coração. Cheguem sempre, Senhor, diante de ti, Redentor e Rochedo!

Evangelho: Mc 2,13-17

13 Jesus voltou de novo para a beira do lago. Todo o povo ia à sua procura, e ele os instruía. 14 Passando por lá ele viu Levi, filho de Alfeu, sentado à mesa de cobrador de impostos, e lhe disse: “Segue-me!”. Ele se levantou e se pôs a segui-lo. 15 Na casa dele, quando Jesus estava sentado à mesa, muitos cobradores de impostos tão desprezados e pecadores estavam com Jesus e seus discípulos, porque eram muitos os que o estavam seguindo. 16 Quando os mestres da lei dos fariseus viram que ele comia com os pecadores e publicanos, perguntavam a seus discípulos: “Por que é que ele come e bebe junto com os cobradores de impostos e pecadores?”. 17 Ouvindo isto, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”.