FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 17 de Janeiro, 2ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 6,10-20

Irmãos: 10 Deus não é injusto. Por isso não esquecerá vossas obras, nem o amor que demonstrais para com ele nos serviços que tendes prestado e ainda prestais a seus santos. 11 Desejamos somente que cada um de vós dê prova do mesmo zelo até o fim, para que se realize plenamente o que esperais. 12 Isto, para não vos tornardes preguiçosos, mas imitadores dos que, pela fé e perseverança, herdam as promessas. 13 Na verdade, quando Deus fez a promessa a Abraão, não tendo ninguém acima de si, jurou por si mesmo cumpri-la, 14 dizendo: Eu te cumularei de bênçãos e copiosamente multiplicar-te-ei.

15 Assim é que Abraão, perseverando, viu cumprida a promessa. 16 Os homens juram por alguém maior do que eles, e a garantia do juramento acaba com toda discussão. 17 Também Deus, querendo mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa a irrevocabilidade da sua decisão, ajuntou-lhe um juramento. 18 Esses dois atos irrevogáveis — nos quais é impossível que Deus minta — tendem a fazer com que nós, que nele encontramos um refúgio, nos sintamos bastante encorajados, para agarrarmos fortemente a esperança que nos foi proposta. 19 Nela temos uma como que âncora de nossa alma, segura e firme, que penetra além do véu, 20 até lá onde por nós entrou Jesus, como precursor. E se tornou sumo sacerdote para sempre, à maneira de Melquisedec.

Salmo: Sl 110(111),1-2.4-5.9.10c (R: 5b)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1 De coração dou graças ao Senhor na assembleia dos justos reunidos. 2 Imensas são as obras do Senhor, e deve meditá-lo quem as ama.

4 Deixou-nos o Senhor, clemente e bom, das suas maravilhas a memória. 5 Concedeu alimento aos que o temiam, não esqueceu jamais sua aliança.

9 Mandou para o seu povo a liberdade, firmou sua aliança para sempre. Santo e tremendo é o nome do Senhor; 10c  porque será louvado eternamente.

Evangelho: Mc 2,23-28

23 Num sábado Jesus caminhava entre as lavouras, e os seus discípulos, enquanto andavam, iam colhendo espigas. 24 Então, os fariseus lhe diziam: “Reparas bem o que estão fazendo em dia de sábado? Não é permitido”. 25 Ele lhes respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros se viram em necessidade por causa da fome? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferta, que só os sacerdotes podiam comer, e até os deu aos companheiros?”. 27 E lhes disse ainda mais: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Por isso o Filho do homem é senhor também do sábado”.