Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 18 de Janeiro, 2ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 7,1-3.15-17

Irmãos:1 Com efeito, este Melquisedec era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Quando Abraão voltava da derrota infligida aos reis, Melquisedec foi ao seu encontro e o abençoou. 2 Abraão lhe deu o dízimo de tudo o que tinha. O nome Melquisedec significa, primeiramente, “rei da justiça”; depois, tendo sido rei de Salém, significa “rei da paz”. 3 Ele aparece sem pai, sem mãe e sem qualquer outro antepassado, sem começo e fim de vida. Nisto é semelhante ao Filho de Deus: permanece sacerdote para sempre.

15 Isto se torna ainda mais evidente se considerarmos que este novo sacerdote, surgido à maneira de Melquisedec, 16 não foi constituído tal, por motivo de uma regra humana, mas segundo o poder de uma vida imperecível. 17 Pois este testemunho lhe é dado: Tu és sacerdote para sempre à maneira de Melquisedec.

Salmo: Sl 109(110),1.2.3.4 (R: 4bc)

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1 Oráculo do Senhor a meu Senhor: “Senta-te à minha destra, que eu faça de escabelo a teus pés teus inimigos!”.

2 Fará o Senhor teu cetro poderoso se estender de Sião, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos;

3 tu que possuis o título de príncipe já desde o próprio dia em que nasceste; pois então, no esplendor da santidade, orvalho antes da aurora, eu te gerei”.

4 Eis que o Senhor jurou, e é irrevogável: “Tu és eternamente sacerdote e és da ordem do rei Melquisedec!”.

Evangelho: Mc 3,1-6

Naquele tempo:1 Jesus entrou de novo numa sinagoga e ali estava um homem que tinha uma das mãos atrofiada. 2 E eles ficaram vigiando para ver se ia curá-lo num dia de sábado, a fim de acusá-lo. 3 Ele disse ao homem que tinha a mão atrofiada: “Levanta-te e vem para o meio!”. 4 E ele lhes perguntou: “O que é permitido fazer, num dia de sábado: o bem ou o mal, salvar um ser vivo ou deixá-lo morrer?”. Eles, porém, ficaram calados. 5 Percorrendo com um olhar cheio de cólera as pessoas presentes, e profundamente entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!”. Ele estendeu a mão e ela ficou boa. 6 Então os fariseus, saindo dali, imediatamente se reuniram com os herodianos contra Jesus com o fim de lhe tirar a vida.