FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 19 de Janeiro, 2ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 7,25—8,6

Irmãos: 25 Eis por que ele pode salvar, agora e sempre, os que por seu intermédio se aproximam de Deus, pois está sempre vivo para interceder por eles. 26 Sim, precisamente é tal o sumo sacerdote sacerdote de que precisávamos: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27 Ele não é como os outros sumos sacerdotes: não precisa oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente pelos seus próprios pecados e depois pelos do povo. Pois ele ofereceu um sacrifício uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.

28 Com efeito, a lei estabeleceu, como sacerdotes, homens sujeitos à fraqueza; mas a palavra do juramento, posterior à lei, estabeleceu o Filho, que se tornou perfeito para sempre. 8,1 O ponto capital do nosso argumento é este: temos um sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da divina Majestade, nos céus. 2 Ele é o ministro do santuário e da tenda, a verdadeira, a que o Senhor edificou, e não o homem. 3 Todo sumo sacerdote é estabelecido para oferecer dons e sacrifícios; o sumo sacerdote precisa, pois, ter alguma coisa para ser apresentada. 4 Efetivamente, se Jesus estivesse na terra, nem sacerdote seria, pois já existem os sacerdotes que oferecem os dons segundo a lei. 5 O serviço que prestam esses sacerdotes é só cópia e sombra das realidades celestes. Isso corresponde ao que se passou com Moisés. Quando ia construir a tenda, recebeu de Deus a ordem: Toma cuidado, está efetivamente dito, em fazer tudo conforme o modelo que te foi mostrado no monte. Cristo, mediador de uma aliança superior. 6 Mas, agora, Jesus foi encarregado de um ministério tanto mais excelente quanto melhor é a aliança da qual é mediador, sendo esta legalmente fundada sobre promessas mais excelentes.

Salmo: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R: cf. 8a.9a)

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

7 Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto, 8 e por isso é que eu disse: “Eis-me aqui!

8b No Livro está escrito a meu respeito que é preciso cumprir tua vontade. 9 Sim, ó meu Deus, é este o meu prazer; trago no coração a tua lei”.

10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes.

17 Mas alegrem-se em ti e rejubilem, ó Deus, todos aqueles que te buscam. E digam sem cessar: “Grande é o Senhor”! aqueles que procuram teu auxílio.

Evangelho: Mc 3,7-12

Naquele tempo: 7 Jesus se retirou com seus discípulos em direção ao lago. E seguiu-o uma grande multidão vinda da Galileia; e também da Judeia, 8 de Jerusalém, da Idumeia, da Transjordânia, das regiões de Tiro e Sidon; uma multidão imensa, que tinha ouvido falar do que ele fazia, foi até ele. 9 Ele disse aos discípulos que deixassem uma barca à sua disposição para que a multidão não o apertasse demais, 10 pois havia curado a muitos, e todos que tinham alguma doença se precipitavam para tocá-lo. 11 E quando os espíritos impuros o viam, se jogavam diante dele, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. 12 Mas ele os repreendia severamente para que não o tornassem conhecido.