PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Domingo, 22 de Janeiro, 3ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Is 8,23b—9,3

23 b No passado ele humilhou o país de Zabulon e o país de Neftali, mas no futuro ele glorificará o caminho do mar, o Além-Jordão, e o distrito das nações. 9,1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitam o país da escuridão uma luz resplandeceu. 2 Multiplicaste a alegria, aumentaste o júbilo; regozijam-se diante de ti como se alegram no tempo da ceifa, como se rejubilam ao repartir despojos. 3 Porque o jugo que lhe pesava, a barra sobre seus ombros, a vara de seu opressor, tu os quebraste como no dia de Madian.

Salmo: Sl 26(27),1.4.13-14 (R: 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.

1 Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer?

4 Peço ao Senhor apenas uma coisa, uma só eu procuro: é habitar a casa do Senhor por toda a minha vida; gozar a suavidade do Senhor, contemplar o seu templo.

13 Hei de ver a bondade do Senhor na terra dos que vivem! 14 Espera no Senhor! Força e coragem! Espera no Senhor!

Segunda Leitura: 1Cor 1,10-13.17

10 Insisto convosco, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo: tende os mesmos sentimentos; não haja divisões entre vós; sede todos unidos no mesmo sentir e no mesmo pensar. 11 Porque fui informado pela família de Cloé de que há discussões entre vós. 12 Ouço que cada um de vós declara:

— “Eu sou a favor de Paulo!”

— “Eu, de Apolo!”

— “Eu, de Cefas!

— “Eu, de Cristo!”

13 Será que Cristo está dividido? Por acaso Paulo é que foi crucificado por vós? Será que foi em nome de Paulo que fostes batizados?  17 Porque Cristo não me mandou batizar, mas anunciar o Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem, para não desvalorizar a cruz de Cristo.

Evangelho: Mt 4,12-23

12 Tendo Jesus ouvido falar que João tinha sido preso, retirou-se para a Galileia. 13 Mas, abandonando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira do lago, nos territórios de Zabulon e Neftali. 14 Fez isto para que se cumprisse o que havia sido dito pelo profeta Isaías: 15 Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região da Transjordânia, Galileia das Nações! 16 O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; ela surgiu para os que jaziam na sombria mansão da morte. 17 Desde então começou Jesus a proclamar: “Convertei-vos, porque o reino dos céus já está perto”.18 Caminhando ao longo do lago da Galileia, ele viu dois irmãos: Simão, a quem chamam de Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede às águas, pois eram pescadores. 19 Disse-lhes então: “Segui-me, e farei de vós pescadores de homens”. 20 E eles, largando as redes, o seguiram imediatamente. 21 Mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Estavam na barca com o pai Zebedeu e aprontavam as redes. Ele os chamou. 22 Abandonando a barca e o pai, o seguiram imediatamente. 23 Jesus circulava por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do Reino, e curando toda espécie de doença e enfermidade que havia no povo.