Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 23 de Janeiro, 3ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 9,15.24-28

Irmãos:15 Eis por que Cristo é o mediador de uma nova aliança, para que, intervindo sua morte para o perdão das culpas cometidas sob a primeira aliança, os que foram chamados recebam a herança eterna que lhes fora prometida. 24 Na verdade, Cristo não entrou num Santuário construído por mãos humanas, mera cópia do verdadeiro. Ele entrou no próprio céu, onde se apresenta agora diante de Deus, intercedendo por nós. 25 Não o fez para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como faz o sumo sacerdote, que entra no santuário cada ano com sangue alheio.

26 Pois assim ele deveria sofrer muitas vezes, desde a origem do mundo. Mas, pelo contrário, apareceu uma só vez, na plenitude dos tempos, para suprimir o pecado mediante o sacrifício de si mesmo. 27 E como todo homem está destinado a morrer uma só vez — depois do que haverá o julgamento —, 28 assim também Cristo se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos homens. Ele aparecerá uma segunda vez, sem relação alguma com o pecado, aos que o esperam, para lhes dar a salvação.

Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R: 1a)

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3 De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3c Os extremos da terra contemplaram 3d nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

5 Celebrai o Senhor em vossas harpas e nos vossos saltérios. 6 Ante o Senhor e Rei, rejubilai-vos com tubas e trombetas.

Evangelho: Mc 3,22-30

Naquele tempo: 22 Também os mestres da lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: “Ele está possesso de Beelzebul. E pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 23 Então, Jesus os chamou para perto de si e lhes falou em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24 Se um reino está dividido em si mesmo, não poderá continuar deste modo; 25 se uma casa está dividida em si mesma, não poderá ficar de pé. 26 Do mesmo modo, se Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não poderá também continuar firme e o seu reino chegou ao fim. 27 Mas ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo; só então poderá saquear a sua casa. 28 Eu vos declaro esta verdade: tudo será perdoado aos homens, os pecados e as blasfêmias, sejam quais forem; 29 mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de um pecado eterno”. 30 Isto porque eles diziam: “Ele está possesso de um espírito impuro”.