FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 24 de Janeiro, 3ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 10,1-10

Irmãos:1 A Lei só tem a sombra dos bens vindouros e não a sua própria realidade. Por isso, ela é incapaz de conduzir à perfeição os que chegam perto de Deus por meio dos sacrifícios, sempre os mesmos, que são oferecidos indefinidamente ano após ano. 2 Se ela fosse capaz, porventura não teria cessado de oferecer sacrifícios, pelo fato de que os celebrantes de tal culto, sentindo-se purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de nenhum pecado? 3 Pelo contrário, por esses mesmos sacrifícios as pessoas recordam seus pecados, ano após ano.

4 Porque o sangue dos touros e dos bodes não pode tirar os pecados. 5 Por isso, no momento em que ia entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste nem sacrifício nem oferta, mas tu me formaste um corpo. 6 Não te agradaram nem os holocaustos nem os sacrifícios pelos pecados. 7 Então eu disse: eis-me aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade. Pois essas palavras escritas no começo do livro se referem a mim. 8 Ele começa dizendo: Não quiseste nem sacrifício nem oferta; não te agradam os holocaustos e sacrifícios pelos pecados, e entretanto esses sacrifícios são oferecidos segundo a Lei. 9 E então acrescenta: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Assim dizendo, ab-roga o primeiro regime e estabelece o segundo. 10 E é justamente em virtude de tal ato de vontade que fomos santificados, por meio da oferta que Jesus Cristo fez de seu corpo, uma vez para sempre.

Salmo: Sl 39(40),2-4ab.7-8a.10.11 (R: cf. 8a.9a)

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2 Esperei no Senhor ansiosamente, e ele se inclinou e ouviu meu grito. 4 Pôs um cântico novo em minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus.

7 Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto, 8 e por isso é que eu disse: “Eis-me aqui!

10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes.

11 Não escondi em mim tua justiça, tua fidelidade e teu auxílio. Não ocultei à grande multidão a tua lealdade e a tua graça.

Evangelho: Mc 3,31-35

31 Então chegaram sua mãe e seus parentes, que, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32 Uma grande multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora. Estão à tua procura”. 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?”. 34 E olhando para os que estavam sentados à sua volta disse: “Estes são minha mãe e meus irmãos. 35 Pois todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe”.