FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 26 de Janeiro, 3ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 10,32-39

Irmãos: 32 Relembrai o que aconteceu nos primeiros dias, em que a luz de Deus brilhou sobre vós: passastes por duros sofrimentos. 33 De um lado, fostes expostos a calúnias e a vexames públicos; do outro, fostes solidários com outros que eram tratados do mesmo modo. 34 Mais, tivestes compaixão dos prisioneiros e aceitastes com alegria ser despojados de vossos bens, sabendo que vós mesmos possuís riqueza maior e duradoura. 35 Portanto, não percais vossa coragem, que traz consigo uma grande recompensa.

36 Tendes também necessidade de perseverança, para poderdes fazer a vontade de Deus e receber o bem que ele promete. 37 Porque, ainda um pouco mais de tempo, sim, um pouco, aquele que tem de vir, virá sem tardança. 38 Meu justo viverá pela fé; mas se voltar atrás, não contará com a minha estima. 39 Mas não voltamos atrás para nossa perdição; somos, sim, pessoas de fé para a salvação da nossa alma.

Salmo: Sl 36(37),3-4.5-6.23-24.39-40 (R: 39a)

R. A salvação de quem é justo, vem de Deus!

3 Confia no Senhor e faze o bem, e viverás tranquilo em tua terra; 4 coloca no Senhor tua alegria, e mais do que desejas te dará.

5 Entrega o teu destino aos seus cuidados e conta com o Senhor: ele agirá. 6 Brilhará como a luz tua inocência, e, sol ao meio-dia, o teu direito.

23 Pois é Deus que conduz os passos do homem, os caminhos daqueles que lhe agradam. 24 Nunca tombam no chão quando tropeçam ampara-os o Senhor com sua mão.

39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40 Liberta-os e protege-os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.

Evangelho: Mc 4,26-34

26 E  Jesus dizia mais: “Acontece com o Reino de Deus como a um homem que lança a semente na terra: 27 quer ele durma, quer esteja de pé, de noite ou de dia, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28 A terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga, e por fim a espiga carregada de trigo. 29 E logo que o fruto amadurece, passa-se a foice, porque chegou o tempo da ceifa”. 30 E dizia ainda: “Com que vamos comparar o Reino de Deus, por meio de que parábola vamos representá-lo? 31 É como um grão de mostarda que, quando semeado, é a menor de todas as sementes da terra: 32 mas, depois de semeado, cresce e torna-se maior que todos os arbustos, e produz grandes ramos, de modo que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33 Era por meio de muitas parábolas desse tipo que lhes anunciava a palavra, conforme a compreensão dos ouvintes. 34 Não lhes falava sem parábolas, mas, em particular, explicava tudo aos seus discípulos.