PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Sábado, 28 de Janeiro, 3ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 11,1-2.8-19

Irmãos: 1 A fé é a garantia dos bens que esperamos, a certeza das coisas que ainda não vemos. 2 Pela fé é que os antepassados receberam um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao chamado de Deus, partiu rumo ao país que lhe caberia em herança. Ele partiu de seu país sem saber para onde ia. 9 Pela fé é que morou na terra prometida como em país estrangeiro. Morou debaixo de tendas com Isaac e Jacó, herdeiros da mesma promessa de Deus. 10 Porque Abraão esperava aquela cidade construída sobre alicerces inabaláveis, da qual Deus é o arquiteto e o construtor.

11 Foi também pela fé que Sara, embora estéril, recebeu o poder de ter filho, ainda mais estando fora da idade, pois acreditou na fidelidade de Deus que o prometera. 12 Por isso, de um só homem, que estava quase morto, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas e os grãos de areia na beira do mar. 13 Todas essas pessoas morreram com fé, sem terem recebido os bens prometidos. Mas os viram de longe e os saudaram. E confessaram que eram estrangeiros e andarilhos por este mundo. 14 De fato, os que dizem essas palavras manifestam que andam procurando uma pátria. 15 E se aludissem àquela de onde saíram, teriam ocasião de voltar para lá. 16 Mas não: eles aspiram por uma pátria melhor, isto é, a celeste. Por isso é que Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus, porque ele próprio lhes preparou uma cidade. 17 Foi pela fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac em sacrifício. Era seu filho único que assim oferecia, aquele que era o depositário da promessa. 18 Deus lhe tinha dito: É pela linha de Isaac que terás uma descendência. 19 Pensava, na verdade, que Deus tem o poder até de ressuscitar alguém dentre os mortos; e por isso é que ele recuperou seu filho, o que é um fato simbólico.

Salmo: Lc 1,69-70.71-72.73-75 (R: cf. 68)

R. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

69 Fez surgir para nós um Salvador poderoso na casa de Davi, seu servidor, 70 conforme tinha anunciado pela boca dos seus santos profetas de outrora.

71 para nos salvar dos nossos inimigos e da mão dos que nos odeiam. 72 Assim é que mostrou misericórdia para com nossos pais, e se lembrou da sua santa. Aliança.

73 do juramento feito a Abraão, nosso pai, 75 nós o sirvamos em santidade e justiça sob seu olhar, todos os nossos dias.

Evangelho: Mc 4,35-41

35 E naquele dia, de tarde, ele lhes disse: “Vamos para a outra margem”. 36 Os discípulos mandaram as multidões embora e tomaram consigo Jesus, assim como ele estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 E aconteceu que se levantou uma ventania forte e as ondas caíam com violência sobre a barca, de modo que ela estava ficando cheia de água. 38 Enquanto isso, ele dormia na popa, apoiado num travesseiro. Então o despertaram e lhe disseram: “Mestre, não te importas que estejamos afundando?”. 39 Ele acordou, ameaçou o vento e disse ao mar: “Silêncio! Acalma-te!”. Parou o vento e fez-se muito bom tempo. 40 Depois ele lhes disse: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”. 41 Eles ficaram tomados de grande medo e diziam entre si: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”.