FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

2ª-feira, 30 de Janeiro, 4ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 11,32-40

Irmãos:32 E que direi ainda? Porque me faltaria tempo para falar sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. 33 Pela fé eles subjugaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram as coisas prometidas, taparam a boca dos leões, 34 domaram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, triunfaram da doença. Mostraram-se valorosos na guerra, desbarataram exércitos estrangeiros. 35 Mulheres receberam de volta, pela ressurreição, os seus mortos. Uns sofreram torturas, recusando a libertação para alcançarem uma ressurreição melhor.

36 Outros sofreram zombarias, açoites, algemas e encarceramentos. 37 Foram apedrejados, cortados com serra, torturados, passados ao fio da espada; andaram ao acaso, cobertos com peles de ovelhas e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados. 38 Andaram por desertos e montes, por cavernas e antros da terra, aqueles de quem o mundo não era digno. 39 Todos eles, embora tenham merecido boa recomendação por causa da sua fé, não alcançaram os bens prometidos, 40 porque Deus tinha em mira coisa superior para nós, para que sem nós eles não chegassem ao termo da perfeição.

Salmo: Sl 30(31),20.21.23.24 (R: 25)

R. Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

20 Como é grande, Senhor, tua bondade, que tu reservas para os que te temem, que revelas àqueles que te buscam e ante os olhos dos homens manifestas!

21 Tu os abrigas sob a tua face, bem longe das intrigas dos mortais; na tua própria tenda os introduzes, onde não chegam línguas maldizentes.

23 Eu, que na minha angústia blasfemara: “Sim, da tua presença fui expulso!”. Mas tu ouviste a voz da minha súplica, quando clamei, Senhor, por teu auxílio.

24 Amai pois ao Senhor, seus santos todos:vela sobre os fiéis, e, com rigor castiga os que procedem com soberba.

Evangelho: Mc 5,1-20

1 Chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2 Quando desembarcou, um homem possesso de um espírito impuro, saindo dos sepulcros, logo foi ao seu encontro. 3 Ele morava nos sepulcros e ninguém conseguia mantê-lo preso, nem mesmo com correntes, 4 pois muitas vezes lhe haviam algemado os pés e as mãos, e ele arrebentava as correntes, quebrava as algemas, e ninguém o dominava. 5 Passava o tempo inteiro nos sepulcros e sobre os montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Quando viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, 7 e gritou com voz forte: “Que é que tens tu comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Em nome de Deus: não me atormentes!”. 8 É que Jesus lhe tinha dito: “Espírito impuro, sai deste homem!”. 9 Depois, ele lhe perguntou: “Qual é o teu nome?”. Respondeu-lhe: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. 10 Suplicava-lhe então, com insistência, que não o expulsasse daquela região. 11 Ora, havia ali, ao pé do monte, um grande número de porcos na pastagem. 12 E os espíritos suplicaram-lhe: “Manda-nos para os porcos, e deixa-nos entrar neles”. 13 Ele permitiu, e os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. Estes, cerca de dois mil, jogaram-se com violência no mar, e se afogavam. 14 Os que tomavam conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia pela cidade e pelos campos. Várias pessoas foram ver o que tinha acontecido. 15 E chegando perto de Jesus, viram o possesso sentado, vestido e bom de juízo: aquele mesmo que a Legião tinha possuído. Ficaram cheios de medo. 16 Os que tinham visto lhes contaram então o que tinha acontecido com o possesso e com os porcos. 17 E eles insistiram para que Jesus deixasse a terra deles. 18 Quando ele entrava na barca, o possesso de antes pediu para ir em sua companhia. 19 Ele não permitiu, mas lhe disse: “Vai para casa, junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve pena de ti”. 20 Então ele se retirou, e começou a proclamar pela região das Dez Cidades tudo quanto o Senhor lhe tinha feito, e todos ficaram admirados.