FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

4ª-feira, 01 de Fevereiro, 4ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 12,4-7.11-15

Irmãos: 4 Vossa resistência, na luta contra o pecado, ainda não chegou ao ponto de derramardes o sangue. 5 Esquecestes acaso as palavras de exortação que, como a filhos, Deus vos dirige? Pois ele disse: Meu filho, não desprezes a correção do Senhor e, quando te repreender, não desanimes; 6 por que o Senhor corrige a todo aquele que ama e castiga a quem acolhe como seu filho. 7 O que tendes a suportar é uma correção: como a filhos é que Deus vos trata.

Onde já se viu filho que não é corrigido pelo seu pai? 11 Correção alguma parece agradável no momento, mas dolorosa. Contudo, mais tarde ela produz frutos de paz e de justiça para os que assim foram educados. 12 Portanto, levantai as mãos cansadas e fortalecei os joelhos vacilantes, 13 e pousai vossos pés em estradas planas para que a perna coxa não se desloque, mas antes seja curada. 14 Procurai estar em paz com todos e também a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. 15 Prestai atenção para que ninguém fique privado da graça de Deus, e para que nenhuma raiz amarga brote, cause perturbações e infeccione toda a comunidade.

Salmo: Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R: 17)

R. O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

1Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

13 Como o pai que tem pena de seus filhos, apieda-se o Senhor de quem o teme. 14 Pois sabe de que barro fomos feitos, lembra-se bem do pó de onde viemos.

17 Mas o amor do Senhor por quem o teme, este é eterno e dura eternamente: a justiça divina se desdobra e chega até os filhos de seus filhos 18 E aos que sabem guardar sua aliança.

Evangelho: Mc 6,1-6

1 Saindo dali, Jesus foi para sua terra. Seus discípulos o acompanhavam. 2 E, no sábado, se pôs a ensinar na sinagoga. Muitos ouvintes ficaram admirados e diziam: “Donde lhe vêm estas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada e esses grandes milagres feitos por suas mãos? 3 Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs, não vivem aqui entre nós?”. E isso os impedia de crer nele. 4 Jesus lhes dizia: “Um profeta só é estimado fora da sua terra natal, longe dos irmãos e da família em geral”. 5 E não podia fazer lá nenhum milagre, a não ser o de curar alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6a E ficou admirado da sua falta de fé! 6b Jesus andava pelos povoados vizinhos, e ensinava.