FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

5ª-feira, 02 de Fevereiro, 4ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ml 3,1-4

Assim diz o Senhor: 1 Eis que envio o meu mensageiro! Ele aplainará o caminho diante de mim: e súbito chegará ao seu Templo o Senhor que vós procurais e o Mensageiro da Aliança que desejais, eis que ele vem, diz Javé dos exércitos.2 E quem pode suportar o dia de sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Pois ele é como o fogo do fundidor, como a potassa dos lavandeiros.

3 Assentar-se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi e os afinará, como o ouro e como a prata, e eles serão para Javé os que apresentam a oblação segundo a justiça. 4 E será agradável a Javé a oblação de Judá e de Jerusalém como nos dias do passado, como nos dias de outrora.

Salmo: Sl 23(24),7.8.9.10 (R: 10b)

R. O Rei da glória é o Senhor onipotente!

7 Levantai-vos, ó portas, alteai-vos: erguei-vos para o alto, umbrais antigos, para que possa entrar o rei glorioso!”

8 Quem é, dizei-nos, esse rei glorioso? “Ele é o Senhor, o forte e poderoso; ele é o Senhor, o forte na batalha.

9 Levantai-vos, ó portas, alteai-vos: erguei-vos para o alto, umbrais antigos, para que possa entrar o rei glorioso!”

10 Quem é, dizei-nos, esse rei glorioso? “É o Senhor do Universo, o rei da glória!”

Evangelho: Lc 2,22-40

22 E quando chegou o dia em que, segundo a Lei de Moisés, deviam ser purificados, levaram-no a Jerusalém, para a apresentação ao Senhor 23 — conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Deviam também oferecer um par de rolas ou dois pombinhos em sacrifício, conforme está escrito na Lei do Senhor. O velho Simeão. 25 Ora, em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E o próprio Espírito lhe tinha revelado que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, dirigiu-se para o Templo; e quando os pais levaram o Menino Jesus ao Templo para cumprirem as disposições da lei, 28 Simeão o tomou nos braços e, agradecido, louvou a Deus com estas palavras: 29 “Agora, Senhor Soberano, tu podes, segundo a tua palavra, deixar partir em paz este teu servo, 30 Forque os meus olhos contemplaram a tua salvação, 31 que preparastes em favor de todos os povos: 32 uma luz para iluminar as nações e uma glória para o teu povo Israel”. A profecia de Simeão. 33 Seu pai e sua mãe estavam admirados com tudo o que foi dito a respeito do menino. 34 Simeão, os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos em Israel. Ele deve ser um alvo de contradição. 35 E quanto a ti mesma, para ser uma espada que transpassará a tua alma. Assim é que aparecerão em plena luz os pensamentos ocultos no coração de muitos”. 36 Havia também uma profetisa chamada Ana. Era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Estava já bastante idosa. Tinha vivido sete anos com seu marido, com quem se tinha casado na juventude. 37 Depois que enviuvou, chegou até os oitenta e quatro anos. Não arredava os pés do Templo, servindo a Deus dia e noite: jejuava e rezava. 38 Ela chegou naquele mesmo momento e começou, agradecida, a louvar a Deus. E falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Israel. 39 Uma vez cumprido tudo o que estava disposto pela lei do Senhor, os pais regressaram com ele para a sua cidade de Nazaré na Galileia. 40 Por seu lado, o menino ia crescendo e se desenvolvendo. Ele estava cheio de sabedoria e gozava dos favores divinos.