PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

6ª-feira, 03 de Fevereiro, 4ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Hb 13,1-8

Irmãos:1 Continuai a viver no amor fraterno. 2 Não esqueçais a hospitalidade; alguns a praticaram, tendo a sorte de, sem o saberem, acolher anjos. 3 Lembrai-vos dos presos, como se vós mesmos estivésseis na cadeia com eles, e também dos que são maltratados, como se vós mesmos estivésseis sofrendo com eles. 4 Que o casamento seja respeitado por todos; e o leito conjugal conservado sem mancha. Porque Deus julgará os que se entregam à prostituição ou cometem adultério.

5 O vosso comportamento não seja dominado pela ganância do dinheiro, contentando-vos com o que agora tendes. Porque Deus disse: Não te deixarei nem te abandonarei. 6 Assim é que ousamos dizer com confiança: O Senhor é meu auxilio, nada temerei. Que mal alguém me poderá fazer? 7 Lembrai-vos de vossos guias, que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai atentamente o êxito do seu teor de vida e imitai-lhes a fé. 8 Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e eternamente.

Salmo: Sl 26(27),1.3.5.8b-9abc (R: 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação!

1 Só Deus é minha luz e salvação: de quem teria medo? É ele a proteção da minha vida; quem me fará tremer?

3 Se um exército erguer-se contra mim, não terei medo algum; se contra mim travar-se uma batalha, ainda assim confio.

5 Ele me esconderá sob o seu teto no dia da desgraça; dentro da sua tenda há de ocultar-me, no rochedo mais alto.

8b Tua face procuro. 9 Não afastes irado este teu servo, não me escondas teu rosto! Meu salvador e auxílio, não me deixes; ó Deus, não me abandones!

Evangelho: Mc 6,14-29

Naquele tempo: 14 O rei Herodes ouviu falar a respeito de Jesus, pois seu nome tinha ficado famoso, e uns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos, e é por isso que o poder dos milagres está sendo exercido por ele”. 15 Mas outros diziam: “É Elias”. Outros ainda: “É um profeta, igual aos antigos profetas”. 16 Herodes, tendo ouvido falar disso, dizia: “É João, a quem mandei degolar: é ele que ressuscitou”. 17 De fato, o próprio Herodes tinha mandado prender João e guardá-lo na prisão, por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe, que tinha tomado por mulher. 18 De fato, João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”. 19 Por isso Herodíades o detestava e procurava matá-lo, mas não o conseguia, 20 porque Herodes respeitava a João, sabendo que era um homem justo e santo, e o protegia. Ficava perplexo com as coisas que ouvia falar a respeito dele. E até o escutava de boa vontade. 21 Até que o dia oportuno chegou, quando Herodes, por ocasião do seu aniversário de nascimento, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos tribunos e aos nobres da Galileia. 22 A filha de Herodíades compareceu e dançou, agradando a Herodes e aos convidados. O rei disse, então, à moça: “Pede-me, e eu te darei o que quiseres”. 23 E jurou-lhe mais de uma vez: “Seja o que for aquilo que me pedires eu te darei, até mesmo a metade do meu reino!”. 24 Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?”. A resposta foi: “A cabeça de João Batista”. 25 Voltando depressa para junto do rei, ela apresentou seu pedido: “Quero que me dês, agora mesmo, num prato, a cabeça de João Batista!”. 26 O rei ficou muito triste, mas, por causa dos seus repetidos juramentos e dos convidados, não quis faltar à palavra. 27 E o rei ordenou logo a um guarda que trouxesse a cabeça de João. O guarda foi, e o degolou na prisão. 28 Depois trouxe a cabeça num prato e o entregou à moça, e esta a entregou à mãe. 29 Quando os discípulos de João souberam disso, foram buscar o seu corpo e o puseram num sepulcro.