FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 07 de Fevereiro, 5ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 1,20—2,4a

20 Deus disse: “Pululem as águas de seres animados e voem as aves por sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. E assim foi feito. 21 Deus criou os grandes monstros do mar e todos os seres animados que deslizam pelas águas, de cujas diferentes espécies pululam as águas, como também todas as espécies de seres alados. E Deus viu que assim era bom. 22 Deus os abençoou dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei as águas do mar; multipliquem-se também as aves sobre a terra”. 23 Houve tarde e houve manhã: um quinto dia.24 Disse também Deus: “Produza a terra seres vivos de diferentes espécies: animais domésticos, animais rasteiros e animais selvagens de diferentes espécies”.

E assim foi feito. 25 E Deus fez as diferentes espécies de animais selvagens, de animais domésticos e de animais rasteiros da terra. E Deus viu que assim era bom. 26 Por fim Deus disse: “Façamos o Homem à nossa imagem, como nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27 E Deus criou o Homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher Ele os criou. 28 Deus os abençoou dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra”. 29 Deus disse; “Eu vos dou por alimento toda planta que contém semente sobre a superfície de toda a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm semente: isso vos sirva de alimento. 30 A todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e a tudo o que rasteja sobre a terra animado de sopro de vida, dou, para que se alimentem, as plantas verdes”. E assim se fez. 31 Deus viu tudo o que fizera, e eis que estava muito bom. Houve tarde e houve manhã: um sexto dia. 2,1 Assim foram terminados o céu e a terra, e todo o seu exército. 2 Terminou Deus no sétimo dia toda a obra que fizera, e descansou no sétimo dia de toda a obra que havia feito. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a sua obra de criação. 4a Tal foi a história do céu e da terra ao serem criados.

Salmo: Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R: 2a)

R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

4 Ao ver o céu, que é obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que plasmaste, 5 que somos nós? E do homem tu te lembras e com o filho do homem te preocupas…

6 Pouco menor que os anjos o fizeste, de glória e de esplendor o coroaste, das tuas obras deste-lhe o governo. 7 Tu puseste a seus pés todas as coisas:

8 As ovelhas, os bois, todo animal, 9 e pássaros do céu, peixes do mar, os que fazem das águas seu caminho.

Evangelho: Mc 7,1-13

1 Os fariseus e alguns mestres da lei vindo de Jerusalém se ajuntaram perto de Jesus. 2 E notaram que alguns dos seus discípulos tomavam refeições com mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 Na verdade, os fariseus e os judeus, em geral, conforme as tradições dos antigos, não comem sem antes lavarem cuidadosamente as mãos. 4 E ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se purificar, havendo ainda muitas outras práticas que observam por tradição, como lavar os copos, jarros e outros objetos de bronze, bem como os leitos. 5 Por isso os fariseus e os mestres da lei o interrogavam: “Por que não seguem teus discípulos as tradições dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?”.6 Ele respondeu: “Com muita razão Isaías profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 É vazio o culto que me prestam, e o que ensinam não passa de preceitos humanos. 8 Deixais de lado o mandamento de Deus e vos apegais às tradições dos homens”. 9 E lhes disse mais: “Vós abolis com muito jeito o mandamento de Deus para observardes a vossa tradição. 10 De fato, Moisés ordenou: Honra teu pai e tua mãe e também: Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja punido com a morte! 11 Mas vós ensinais: Se alguém disser ao pai ou à mãe: o auxílio que receberias de mim, eu o declaro ‘Corban’ (isto é, Oferta a Deus), 12 já não deixais que ele faça nada em favor do pai ou da mãe. 13 Anulais assim a palavra de Deus por causa das tradições, que passais de uns para outros. E fazeis ainda muitas outras coisas como essas”.