FORMAÇÃO BÍBLICA

TEMA Decretos: Atos dos Apóstolos
DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

Domingo, 12 de Fevereiro, 6ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 15,16-21 (gr. 15-20)

16 Diante de ti foi colocado o fogo e a água, podes estender a mão para onde quiseres.17 Diante dos homens estão vida e morte; a cada um será dado o que lhe agradar. 18 Pois a sabedoria do Senhor é grande; ele é forte e poderoso e vê todas as coisas. 19 Seus olhos guardam os que o temem; as obras do homem, ele as conhece. 20 Não mandou que ninguém fosse ímpio, não deu a ninguém permissão de pecar.

Salmo: Sl 118(119),1-2.4-5.17-18.33-34 (R: 1)

R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1 Felizes os de vida irrepreensível, quem da lei do Senhor faz seu caminho. 2 Felizes os que guardam seus preceitos, os que o buscam de todo o coração.

4 Senhor, tu promulgaste os teus preceitos a fim de que os guardemos fielmente. 5 Possa minha conduta se pautar em cumprir cuidadoso os teus decretos!

17 Sê bom para o teu servo, e eu viverei, a fim de praticar tua palavra. 18 Abre os meus olhos para que eu contemple como é maravilhosa a tua lei.

33 Dos teus preceitos mostra-me o caminho, com toda exatidão os seguirei. 34 Dá que eu entenda e guarde a tua lei, de todo coração saiba cumpri-la.

Segunda Leitura:1Cor 2,6-10

Irmãos: 6 Mas, entre os perfeitos, pregamos uma sabedoria, não uma sabedoria deste mundo, nem a dos grandes deste mundo, que vão ser destruídos. 7 Anunciamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que Deus, antes dos tempos, já tinha determinado para a nossa glorificação. 8 E nenhum dos grandes deste mundo a conheceu, porque, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Assim está escrito: O olho não viu, o ouvido não escutou, nem o coração humano imaginou tudo o que Deus preparou para aqueles que o amam. 10 Mas Deus nos revelou isto pelo Espírito. E o Espírito, de fato, conhece tudo, até as profundezas de Deus.

Evangelho: Mt 5,17-37

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18 Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus. 20 Porque eu vos digo: se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não matarás! pois quem matar será responsável em juízo. 22 Mas eu vos digo: Quem tiver raiva do seu irmão será responsável em juízo; quem o chamar de ‘imbecil’ será responsável diante do tribunal superior; e quem o chamar de ‘excomungado’ merecerá o castigo do fogo da geena. 23 Se estiveres para apresentar a tua oferta ao pé do altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem qualquer coisa contra ti, 24 1arga tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Então voltarás, para apresentar a tua oferta. 25 Faze depressa as pazes com teu adversário enquanto estás a caminho com ele, para que o adversário não te entregue ao juiz e o juiz à policia, e então serás lançado à cadeia. 26 Eu vos declaro esta verdade: de lá não sairás enquanto não pagares o último centavo. 27 Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28 Mas eu vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher com mau desejo já cometeu no seu coração adultério com ela. 29 Se teu olho direito te leva ao pecado, arranca-o e atira-o longe de ti, porque é preferível que percas um dos teus membros, a ser todo o teu corpo atirado à geena. 30 E se a tua mão direita te leva ao pecado, corta-a e atira-a longe de ti. É preferível que se perca um só dos teus membros a que todo o teu corpo seja atirado à geena. 31 De outra parte, também isto foi dito: Todo aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio. 32 Mas eu vos digo: Todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto em caso de união ilegal, expõe-na ao adultério. E quem se casa com ela comete adultério. 33 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34 Porém, eu vos digo: Não jurareis de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o apoio de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a Cidade do grande Rei. 36 Não jures por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só cabelo. 37 Que o vosso falar seja: sim, se for sim; não, se for não. O que disseres além disso vem do Maligno.