FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

2ª-feira, 13 de Fevereiro, 6ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 4,1-15.25

1 O homem se uniu a Eva, sua mulher, que concebeu e deu à luz Caim. “Adquiri um homem, com o auxílio de Javé”, exclamou ela. 2 Deu também à luz seu irmão Abel. Abel se tornou pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. 3 Aconteceu que, passado certo tempo, Caim apresentou a Javé uma oblação dos produtos da terra. 4 Abel, por seu lado, apresentou uma oferta das primícias de seu rebanho e das gorduras dele. Javé ficou satisfeito com Abel e com sua oblação.

5 Mas com Caim e com sua oblação Javé não ficou contente. Irritou-se Caim sobremaneira com isso, e ficou de semblante abatido. 6 Disse Javé a Caim: “Por que estás irritado, e por que o teu semblante está abatido? 7 Se tivesses boas disposições não levantarias a cabeça? Se não as tens, o pecado está à tua espreita e é atraído sobre ti, mas tu deves dominá-lo”. 8 Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos para fora”. E quando estavam no campo, Caim investiu contra seu irmão Abel e o matou. 9 Javé perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?”. Ele respondeu: “Não sei. Sou acaso o guarda de meu irmão?”. 10 Disse então Javé: “Que fizeste! O sangue de teu irmão clama do solo até mim! 11 E, agora, maldito sejas tu, da parte da terra fértil que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue de teu irmão. 12 Ao lavrares o solo, ele já não te dará os seus produtos. Errante e fugitivo vagarás pela terra”. 13 Disse Caim a Javé: “Pesado demais é meu castigo para ser suportado! 14 Eis que hoje me expulsas para longe do solo fértil e deverei esconder-me da tua face, vagando errante e fugitivo pela terra. O primeiro que me encontrar me matará!”. 15 Respondeu-lhe Javé: “Pois bem, se alguém matar a Caim, sete vezes sofrerá vingança”. E Javé pôs um sinal em Caim, para que não o matasse o primeiro que o encontrasse. 25 Adão mais uma vez se uniu à sua mulher e ela deu à luz um filho, ao qual impôs o nome de Set, “porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel, que Caim matou”.

Salmo: Sl 49(50),1.8.16bc-17.20-21 (R: 14a)

R. Imola a Deus um sacrifício de louvor!

1 O Senhor, Deus dos deuses, clama e acusa; do levante ao poente chama a terra.

8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos.

16b“Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

20 Mostra a Sião, Senhor, tua bondade, de Jerusalém reergue os muros. 21 Então aceitarás os sacrifícios, oblações e holocaustos de justiça, ofertarão em teu altar novilhos!

Evangelho: Mc 8,11-13

Naquele tempo:11 Chegaram uns fariseus e começaram a discutir com ele. E lhe pediam um sinal que realmente viesse do céu, para pô-lo à prova. 12 Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta geração pede um sinal? Eu vos declaro esta verdade: não será dado um sinal a esta geração!”. 13 E deixando-os lá, embarcou de novo e partiu para a outra margem.