FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

3ª-feira, 14 de Fevereiro, 6ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 6,5-8;7,1-5.10

5 Viu Javé que grande era a maldade do homem sobre a terra, e que o seu coração não formava senão maus pensamentos ao longo dos dias. 6 E Javé se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra, e se afligiu em seu coração. 7 Disse Javé: “Exterminarei da face da terra o homem que criei — e junto com o homem os animais, os répteis e as aves do céu —, porque estou arrependido de tê-los criado”. 8 Noé, entretanto, encontrou favor junto aos olhos de Javé.

7,1 Javé disse a Noé: “Entra na arca tu e toda a tua família, porque vejo que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. 2 Tomarás de todos os animais puros sete pares: o macho e sua fêmea, dos animais que não são puros, um só par: o macho e sua fêmea. 3 Do mesmo modo, sete pares de aves do céu, macho e fêmea, a fim de que se perpetuem as raças sobre a terra, 4 pois daqui a sete dias farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites; exterminarei todos os seres que fiz de sobre a face do solo”. 5 Noé fez tudo quanto Javé lhe ordenara. 10 Passados sete dias, as águas do dilúvio caíram sobre a terra.

Salmo:Sl 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R: 11b)

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor louvor e glória!

2 Dai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o Senhor em vestes sacras!

3a Escuta a voz de Deus por sobre as águas: 3c está o Senhor por sobre as grandes águas. 4 Escuta: o Senhor vem com seu poder; escuta: o Senhor vem com seu fulgor;3b eis que troveja o Deus de majestade, 9b já despoja o Senhor toda a floresta, e no seu templo todos dizem: “Glória!”. 10 Eis que o Senhor sentou-se sobre as águas, sentou-se para sempre, como rei.

Evangelho: Mc 8,14-21

14 Ora, os discípulos se esqueceram de levar pães: só tinham um pão consigo na barca. 15 Jesus lhes fez esta recomendação: “Atenção! Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16 E eles comentavam entre si, preocupados por não terem pão. 17 Jesus percebeu a coisa e lhes perguntou: “Por que estais discutindo o fato de não terdes pão? Ainda não compreendeis nem entendeis? Estais ainda com o coração endurecido? 18 Tendes olhos e não vedes, ouvidos e não ouvis? Já não vos lembrais, 19 quando reparti cinco pães para os cinco mil, de quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?”. Responderam: “Doze”. 20 “E quando reparti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos recolhestes cheios de pedaços?” Responderam: “Sete”. 21 Então lhes disse: “Ainda não compreendeis?”.